O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) iniciou ontem o fechamento dos acessos irregulares à BR- 262. O objetivo é evitar que os motoristas ingressem na rodovia sem utilizar as rotatórias, ou os cruzamentos com semáforos. A empresa Sinop de São Paulo, que está responsável pela instalação dos guard rail na extensão da BR-262, no perímetro urbano de Três Lagoas.
De acordo com o engenheiro do Dnit, Milton Rocha Marinho, nesta primeira etapa, a proteção de defesa metálica será instalada em um trecho de 3 km, possibilitando o fechamento de dez acessos irregulares. Entretanto, na próxima etapa, vai haver o fechamento de aproximadamente 40 acessos irregulares, tanto na BR-262, quanto na BR-158.
O fechamento dos acessos irregulares visa evitar a ocorrência de novos acidentes de trânsito nesta rodovia, nos cruzamentos com esses acessos irregulares. Por enquanto, segundo Marinho, o Dnit vai fechar os acessos que estão fora do perímetro denso urbano. “Uma rodovia quando atravessa a cidade já é complexa porque existem ruas de loteamentos e não tem como fechá-las, e isso também é irregular. Então, estamos fechando os acessos que foram abertos mais recentemente e mais no perímetro mais afastado da cidade”, disse Marinho.
A solução para o problema dos acessos irregulares, de acordo com o engenheiro do Dnit,é a construção do contorno rodoviário, que vai desviar o trânsito de veículos pesados da avenida Ranulpho Marques Leal, perímetro urbano da BR-262. A previsão é de que o projeto executivo seja licitado neste ano e as obras do anel rodoviário no início de 2016.