A ponte rodoviária sobre o rio Paraná, que liga Três Lagoas (MS) e Castilho (SP) será inaugurada em agosto, segundo informou o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Milton Rocha Marinho.
A Construtora A. Gaspar S/A iniciará as obras de pavimentação dos acessos à ponte na próxima semana. Uma usina de asfalto já foi montada no canteiro de obras. “As obras pararam em função das chuvas de final e início do ano. Também estivemos problemas em relação a pagamentos à empresa, mas isso foi resolvido logo no final do ano. Gostaríamos de entregar essa obra no aniversário da cidade [15 de junho], mas não será possível. Será um 'presente atrasado', mas a entrega não deve passar de agosto”, salientou. O contrato com a construtora foi prorrogado até 18 de agosto.
A estrutura da ponte já está pronta desde o ano passado, só faltando o pavimento. A obra era para ter sido inaugurada em 2014. Depois de alguns imprevistos, a entrega foi adiada para diversas datas em 2015. Por último, a inauguração foi adiada para o começo de 2016 e, agora, para o segundo semestre.
A ponte, com 1.344 metros de extensão e 6.648 metros de acessos, foi orçada em R$ 147 milhões e vai absorver o trânsito entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, com duas faixas de tráfego, além de acostamento e passarela para pedestres. Com a inauguração da ponte, o tráfego de veículos entre os dois estados deixará de ser feito pela cabeceira da Usina Hidrelétrica Jupiá.