A Atra (Associação Três-Lagoense de Revendas Agrícolas) recolheu até ontem (18), em seu depósito, quase o dobro de embalagens plásticas vazias de defensivos agrícolas, os tidos como galões de 20, 05 e 01 litro. Em 2012 a soma foi de pouco mais de 21,3 milunidades, enquanto em 2013 já ultrapassa 31,5 mil.
Três Lagoas
Dobra coleta de embalagens de defensivos em TL
Somente galões de plástico de 20, 05 e 01 litro, foram aproximadamente 31,5 mil unidades neste ano
De acordo com o presidente da entidade, Bruno Eduardo Ceolin de Oliveira, o que teve grande aumento também foram as embalagens de papelão. No ano passado a Associação recebeu 54 mil kg de caixas, enquanto neste ano já ultrapassa 72 mil kg. O depósito recebeu no ano passado 1850 kg de embalagens não laváveis (sacos plásticos) e neste ano foram 2.480 kg do material.
Já os baldes de metal de 20 litros, em 2012 foram recolhidos 890 unidades, enquanto em 2013 foram 1.140. “As embalagens de metal são raras, aproximadamente 5% das embalagens que chegam até o depósito, pois se trata de defensivos mais potentes, e a região de Três Lagoas não possui tantas lavouras, ou seja, aqui são vendidos mais herbicidas para pastagem e cultura de eucalipto”, explicou Bruno.
Conforme o presidente da Atra, há aproximadamente seis meses a fiscalização das lojas e propriedades rurais passou a ganhar maior rigor por parte daAgência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e do Ministério da Agricultura.
“Certamente o aumento desse número de devolução se deve ao rigor na fiscalização, o que levou os produtores rurais a entregarem as embalagens vazias dentro do prazo fixado junto às notas fiscais eletrônicas de compra dos produtos, notas estas disponíveis em sistema e, caso não obedeçam, podem pagar multa entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, dependendo da quantidade do material”, explicou Bruno, que citou ainda que no ato da compra o cliente também recebe uma cartilha, e antes de entregar as embalagens os produtores rurais devem fazer a tríplice lavagem, furá-las e entregar tudo no posto de coleta junto da nota fiscal de compra, ficando com um recibo de devolução que fica anexado junto à nota.
Mensalmente caminhões da empresa Corplast de Bilac (SP) – região de Araçatuba, passa por Três Lagoas para recolher as embalagens que são prensadas antes de serem levadas para o município paulista de Suzano, onde passam por reciclagem ou incineração, dependendo do tipo de material de cada embalagem, obedecendo assim as normas ambientais.
ASSOCIAÇÃO
A Associação Três-Lagoense de Revendas Agrícolas, com sede à rua Egídio Tomé, S/N – no corredor existente da Vila Industrial -, foi criada em junho de 2004, por três lojas agropecuárias de Três Lagoas (Camda, Alvorada e Viacampus) e pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) – entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de defensivos agrícolas para gerir a destinação das embalagens vazias de seus produtos, de acordo com a Lei Federal n° 9.974/2000 e o Decreto Federal n° 4.074/2002.
Hoje o posto é mantido por 13 lojas instaladas na região do bolsão, entre elas Bataguassu, Água Clara, Paranaíba, Três Lagoas, Brasilândia, Selvíria, Aparecida do Taboado, além da Eldorado e a Fíbria. Há outros postos em Nova Andradina e Chapadão do Sul.