Veículos de Comunicação

Fios De Cobre

Dobra número de furtos de cabos de energia em Três Lagoas

Foram 13 ocorrências de furtos de fios elétricos este ano, segundo levantamento da Elektro

 - Arquivo/JP
- Arquivo/JP

O número de furtos de cabos de cobre usados na rede elétrica em Três Lagoas dobrou entre janeiro e junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a concessionária de energia Elektro, responsável pelo fornecimento ao município. Foram 13 casos de furtos de fiação elétrica contra seis registrados em 2015.

O levantamento corresponde a, pelo menos, duas ocorrências deste tipo de crime por mês no município. No entanto, o prejuízo causado com os furtos não foi divulgado pela concessionária. O mês de fevereiro foi o que mais registrou casos: quatro.

Ao JP News, a empresa informou que os bandidos agem com mais frequência na área central de Três Lagoas. Disse ainda que as ocorrências não apresentaram grande impacto na rede elétrica, ocasionando quedas de energia na cidade, por exemplo.

Os criminosos vendem o fio de cobre em pontos de ferro velho ou derretem para transformá-lo em utensílios, como uma panela. A retirada de fios de cobre torna a rede de energia mais instável. 

OCORRÊNCIAS

Um dos casos ocorreu em um frigorífico desativado, na BR-158, que virou alvo de ladrões em fevereiro.  Lá, vários metros de fio de cobre foram furtados da estrutura do prédio. Funcionários do local chegaram ao imóvel, ocasião em que se depararam com portas arrombadas e os fios de cobre arrancados. Eles acionaram a Polícia Militar. 

Outro fato foi registrado no prédio da Unidade Educacional de Internação (Unei). Os policiais encontraram seis sacos brancos de nylon, que continham 200 quilos de fios de cobre. O material seria levado por um homem que ao avistar os policiais, pulou o muro da Unei e fugiu.