A partir do próximo dia 4 de janeiro, a documentação de veículos sofrerá alteração em todo o País com a união do Certificado de Registro Veicular (CRV) e do CRLV Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) em um só documento e em formato digital, o CRLV-e, a mudança é uma determinação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito),.
A novidade trará segurança aos proprietários de veículos com um documento marcado por um QR Code e que poderá ser usado tanto no formato digital quanto ser baixado e impresso em papel comum, a qualquer hora e em qualquer lugar.
A decisão do Denatran surgiu depois que a Seguradora Líder, responsável pelo Dpvat (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), deixou de operar esse seguro. Era ela quem fazia o controle e o fornecimento do papel moeda.
A Resolução nº 809 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) dispõe sobre os requisitos necessários para a emissão do CRV e do CRLV e comprovante de transferência por meio digital.
Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, Diretor Presidente do Detran-MS, essas mudanças demonstram a revolução digital dos Detrans. “Sabemos que toda mudança traz impactos, mas trata-se de um importante momento de evolução e desburocratização do sistema, que passa a ter seu funcionamento em formato digital”, finalizou.
Hoje, o valor para quem precisa da segunda via do CRV é de R$ 414,76, além da vistoria de R$ 177,45. A partir do próximo ano, o proprietário poderá emitir o documento sem nenhum custo.