A Secretaria de Infraestrutura está terminando de readequar o projeto que possibilita a mudança do Departamento de Obras e Serviços (DOS) do município, de onde funciona nas antigas instalações das Oficinas da NOB no bairro Santa Luzia, para o final da rua Bahia onde funcionou um alojamento da Eldorado Brasil. No local deverá ser construído o Instituto de Biomassa e a nova Escola do Sesi pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul.
Três Lagoas
DOS será transferido para antigo alojamento da Eldorado
Antigo alojamento da Eldorado será adaptado para receber o departamento da prefeitura
A nova sede do Departamento de Obras e Serviços da Prefeitura deverá funcionar em área localizada no final da rua Bahia, depois da Urias Ribeiro no sentido bairro Bela Vista, onde a Eldorado Brasil construiu alojamento para abrigar trabalhadores durante a fase de construção da fábrica de celulose.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Walter Garcia, além da área ser grande, o local é apropriado para abrigar as novas instalações do DOS. Veículos que ficavam no pátio do Departamento de Obras e Serviços já estão ocupando o local como garagem e área de estacionamento.
A administração municipal estudou inicialmente a possibilidade da sede do DOS ser transferida para os outros dois alojamentos da Prefeitura, um localizado na saída para Brasilândia e outro na saída para Selvíria. Mas, como o acesso a esses dois alojamentos se dão por rodovias de trânsito intenso, a escolha recaiu por essa área por ser mais próxima do centro da cidade.
Walter não soube precisar ao certo quando o DOS deverá desocupar a área, mas já foi comunicado de que a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), pretende murar o terreno. “Estamos concluindo os levantamentos, porque temos que fazer uma série de adaptações no local, como construir um barracão para a oficina, instalação de estrutura para o tanque de abastecimento de combustível e para a usina de asfalto”, adiantou o secretário.
INSTITUTO
Quanto ao Instituto de Biomassa e a nova escola do Sesi, a assessoria da Fiems disse que a diretoria está aguardando a conclusão do projeto executivo para aprovação e, posteriormente assinatura da ordem de serviço para o início das obras. Isso está previsto para acontecer ainda nesse ano, uma vez que tanto o instituto como a escola devem entrar em operação em 2014.
Na semana passada foi realizado em Campo Grande, um seminário estratégico para discutir o planejamento para a implantação do Instituto Senai de Inovação em Biomassa. “O Instituto Fraunhofer está dando consultoria nessa fase para o planejamento da montagem do Instituto Senai de Inovação em Biomassa. Eles têm uma equipe que faz o planejamento em pesquisa tecnológica voltada para o desenvolvimento da indústria", comentou o diretor-regional do Senai Jesner Escandolhero.
O termo de cooperação entre o Senai e o Instituto Fraunhofer foi assinado no ano passado e prevê a consultoria para a gestão de institutos de Inovação do Senai espalhados pelos Brasil a serem instalados até 2014. “Nesta etapa, nós demos início a consultoria oferecendo suporte e apoio para a construção do plano de negócios, que deve ser finalizado em novembro deste ano”, acrescentou o consultor do Instituto Fraunhofer, Markus Will.