Veículos de Comunicação

Polícia

Duas escolas de Três Lagoas foram arrombadas no fim de semana

Em uma das escolas foi furtado dinheiro e objetos de pequeno valor

Escola já foi invadida 11 vezes, em pouco mais de um ano que passou a funcionar - Arquivo/JP
Escola já foi invadida 11 vezes, em pouco mais de um ano que passou a funcionar - Arquivo/JP

A Escola Estadual “Professor Luiz Lopes de Carvalho”, do bairro Santa Terezinha e a Escola Municipal “Maria de Lourdes Lopes”, da Vila Piloto, foram invadidas por vândalos neste fim de semana.

Na unidade do bairro Santa Terezinha, a coordenadora pedagógica e diretora substituta Solange Mitie, informou à reportagem do RCN Notícias da Cultura FM, que esta foi a 11ª vez que o local é invadido em pouco mais de um ano que a escola passou a funcionar. Ela passa a substitui o diretor Clodoaldo Moreno Junior, que entrou de férias nesta segunda-feira, 1°.

Conforme a Polícia Civil, a unidade escolar foi invadida por duas vezes somente neste fim de semana, na noite de sexta-feira, 29, e na manhã de domingo, 31.

O diretor disse que foi na manhã deste domingo na unidade escolar para adiantar alguns trabalhos devido a sua saída de férias, mas, quando chegou ao local, percebeu que a porta da biblioteca estava aberta. Estranhando foi verificar a secretaria e viu que o ambiente também havia sido invadido e que todas as chaves das portas e cadeados de entradas das salas de aula, sala dos professores, biblioteca, sala de tecnologia, coordenação, direção, almoxarifado, cozinha e despensa, haviam sido furtadas.

Os suspeitos furtaram um mouse de computador, materiais esportivos como bolas, jogos de tabuleiros, um celular novo (que seria rifado), um aparelho de som, bonés dos alunos, uma chave de fenda, uma chave Philips, vários refrigerantes em latas que, conforme a diretora substituta, são comercializados durante os intervalos das aulas, pelos alunos do 3° Ano, para angariar renda destinada a formatura. Documentos também foram rasgados e jogaram pelo chão das salas e pátio.

Os acusados também furtaram um cofrinho de moedas, ao qual o diretor não soube precisar o valor existente, além de uma bolsa contendo aproximadamente R$ 400, que era do recebimento de uma rifa e seria investido na compra de um freezer para estocar merenda escolar.

A cozinha também foi revirada, apesar da porta ter sido mantida trancada.

Durante o registro da ocorrência, o diretor Clodoaldo mencionou que estranhou o fato de haver vários objetos de valor, como DVD, computadores e outros, porém apenas itens

Solange comentou durante a entrevista que, já foi solicitada à Secretaria Estadual de Educação o mínimo de estrutura, tanto que, há cerca de 15 dias aconteceu uma manifestação nas ruas de Três Lagoas, onde professores, alunos e pais de alunos usaram roupas pretas e nariz de palhaço, ação em que as autoridades tomaram conhecimento.

Ela revelou ainda durante a entrevista que, em uma das invasões anteriores, há cerca de nove meses, foi realizada perícia técnica para coleta de digitais, mas que até o momento não houve nenhum resultado. “Foi feito o orçamento de todos materiais danificados até hoje e enviado à Secretaria de Educação, mas até agora não tivemos uma porta reposta, uma fechadura trocada, tudo por nossa conta”, desabafou Solange.

Outra situação negativa apontada pela diretora é a falta de funcionários para administrar os setores da escola. “Nossa escola começou com 400 alunos então tinha direito a um diretor, um secretário, enfim, um funcionário de cada função, mas agora estamos com quase 1 mil alunos, incluindo os do projeto Pró-Jovem, mas nenhum quadro de funcionários foi dobrado, na verdade nós que estamos nos desdobrando para fazer o serviço de outros. Sem contar que estamos sem inspetor, porteiro e vigilante patrimonial

A diretora substituta afirma ainda que professores e direção tem trazido equipamentos de casa para suprir a necessidade, como é o caso de impressora, TV, DVD, data-show, aparelho de som e outros. Alguns deles inclusive, já foram furtados em invasões anteriores.

 

VILA PILOTO

Já a Escola Municipal “Maria de Lourdes Lopes” foi invadida por volta das 10h30 deste domingo, 31. De acordo com o diretor da unidade, Celso da Silva Maioli, a empresa de monitoramento o avisou que o alarme havia disparado após uma tentativa de invasão no local.

A Polícia Militar foi acionada e, quando chegou ao local, viu que a porta que dá acesso a dispensa e a cozinha estava arrombada, mas apenas algumas chaves de algumas salas teriam sido levadas. No local foi localizado um par de chinelos e uma pipa.

O diretor relatou que, o pátio da escola normalmente é usado por crianças da comunidade, que pulam o muro para brincar no campinho e soltar pipas.

A PM fez rondas nas imediações, porém nenhum suspeito foi encontrado. Uma equipe da Perícia Criminal e papiloscópica foram requisitadas.