Veículos de Comunicação

Pneus Velhos

Destinação correta de pneus velhos ajuda no combate dos focos de dengue

Ecoponto de Três Lagoas permanece recebendo pneus inservíveis

Destinação correta de pneus ajuda no combate dos focos de dengue - Reprodução TVC
Destinação correta de pneus ajuda no combate dos focos de dengue - Reprodução TVC

Mesmo com a pandemia o Ecoponto de Pneus de Três Lagoas está aberto para receber pneus inservíveis. O descarte, além de garantir a destinação correta do material, auxilia no combate aos focos de dengue no município. O local está sob os cuidados da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio e atualmente conta com 4.500 unidades de pneus estocados.

Segundo a engenheira ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Nayara Gomes, o local recebe cerca de 25 mil toneladas de pneus em desuso por mês e,  a cada 15 dias eles são destinados para fora da cidade para que o material seja reutilizado.

“Temos um convênio desde 2014 com a empresa  Reciclanip, responsável por fazer a logística reversa deste tipo de resíduo. Eles são carregados e transportados para o estado de São Paulo, e lá, a maioria são queimados para geração de energia na produção de cimento”, esclarece a engenheira.

Qualquer tipo de pneu pode ser destinado ao Ecoponto, sendo pneus de motocicletas, veículos de passeio, camionetes e caminhões, menos pneu de trator, porque a empresa parceria não realiza o transporte.

De acordo com a engenheira, no período de outubro a fevereiro, geralmente a demanda aumenta, pois é quando as pessoas trocam pneus de carro e assim depositam no Ecoponto. "E mesmo com a pandemia conseguimos manter a média de pneus recebidos, até porque estamos com todas as medidas de biossegurança", diz Nayara.

Mesmo sendo muito comum grnade parte do depósito de pneus no Ecoponto ser feito pelas borracharias da cidade, qualquer pessoa pode se dirigir ao local, que está localizado nas dependências do Centro de Zoonoses, situado na Rua Egídio Thomé, nº 5562, Distrito Industrial. O atendimento é feito de segunda à sexta das 7h às 17h.

CRIADOURO DE DENGUE

Além da questão ambiental, pneus velhos têm sido uma das preocupações dos setores de saúde, principalmente, em relação à dengue que tem feito o município liderar o ranking de casos no Mato Grosso do Sul. De acordo com o coordenador de Endemias, Alcides Ferreira, a cada ação realizada nos bairros, as equipes recolhem uma média de 700 pneus.

"Infelizmente, muitos ainda não têm a consciência de que pneus podem acumular água e serem criadouros do mosquito do Aedes Aegypti. Para evitar a proliferação, acabamos por recolher e levar ao Ecoponto, mesmo não sendo de nossa obrigação", explica.

Assista o vídeo e saiba outros detalhes sobre o Ecoponto: