Após quase quatro meses de espera, o Ecoponto – local destinado à coleta de pneus velhos e inutilizados de Três Lagoas – retomou o envio do material para a empresa Reciclanip, da cidade de Cezarina (GO).
De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Antônio Luiz Teixeira Empke, o recolhimento dos pneus por parte da indústria de cimento estava suspenso desde outubro do ano passado, por conta da crise na economia mundial. “Com a crise, muitas empresas tiveram de suspender a produção, com isto, as coletas dos pneus, usados como obra-prima, também tiveram uma queda considerável”, completou.
A suspensão da coleta resultou no acumulo de mais de 100 toneladas de pneus no local, o que fez com que o Município recorresse diretamente à Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (ANIP) para resolver o problema. A resposta chegou na semana passada.
De acordo com o Antônio Empke, até o momento três carretas já foram carregadas e liberadas rumo à Goiás. A primeira carga – que conta com o auxilio de soldados da 2ª Companhia de Infantaria do Exército na separação e carregamento dos pneus – saiu na quarta-feira passada (21). Nesta terça-feira (27), outras duas carretas também foram carregadas no Ecoponto. O número corresponde a mais de 50 toneladas de pneus para reciclagem, já que cada carreta comporta cerca de 17 toneladas em média.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Elenir Neves, a preocupação da Saúde era de que o local se tornasse num foco de proliferação da dengue. Ela explica que, por conta das chuvas, agentes de saúde estavam borrifando o local a cada dez dias para exterminar qualquer surgimento de larvas. No entanto, a previsão dela é que a situação esteja regularizada até fevereiro. No dia 9 está prevista o quarto carregamento de pneus deste ano.
Tanto o coordenador do CZZ, quando a secretária de Saúde, destacaram a participação de donos de borracharias e lojas de pneus da Cidade. “Recebemos pneus quase todos os dias. Isto mostra que a população está contribuindo não apenas no controle da dengue, mas também com o meio ambiente”, disse Empke.
Com parte dos pneus, a empresa de cimento fabrica lama asfáltica. Já a outra parte é destinada à alimentação das caldeiras. “Esta é a única indústria do País que pode realizar a combustão dos pneus sem poluir o meio ambiente”, completa o coordenador.
Atualmente, quase todas as empresas do setor (borracharias, revendedoras de pneus, etc) estão cadastradas junto ao Ecoponto e, conforme Elenir, todas recebem a visita mensalmente dos agentes de saúde para a borrifação in loco.
Desde que lançado, em novembro de 2007, o Ecoponto – referência no Estado – já encaminhou 15 carretas de pneus velhos rumo a Goiás para reciclagem. O local conta com uma estrutura de 200m², forrado e fechado nas laterais, e foi criado com o objetivo de reduzir os focos de dengue no Município. Em 2008, Três Lagoas chegou o ano com apenas 15 casos contabilizados, motivo de comemoração da Saúde após dois anos convivendo com o surto da doença. Este ano, até o momento, nenhum caso de dengue foi registrado.
A expectativa da secretária é que os carregamentos sejam enviados mensalmente a partir deste ano. (colaborou Bruno Axelson, da TV Concórdia)
Três Lagoas