A Secretaria Estadual de Educação, em parceria com o Ministério da Educação e Universidades, começa hoje (12) o Programa Pró-letramento. De início, estarão participando educadores das Escolas Estaduais da Capital. Em seguida, será estendido a todas as escolas da Rede Estadual, nas cidades do interior do Estado.
O programa tem como objetivo oferecer suporte à ação pedagógica dos professores de Alfabetização de 1º e 2º ano do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino, para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos iniciais. A formação, de caráter reflexivo, considera o professor sujeito da ação, valoriza as experiências pessoais, as incursões teóricas, os saberes da prática e possibilita que, no processo, atribua novos significados à sua prática pedagógica.
O Pró-Letramento funcionará na modalidade semi-presencial. Para isso, utilizará material impresso, vídeos e contará com atividades presenciais e à distância, que serão acompanhadas por professores tutores.
Três Lagoas