No dia 2 de outubro, em todo o Brasil, 156 milhões de eleitores podem ir às urnas para eleger presidente e vice, governadores e vice, senadores, deputados federais e estaduais.
Em Mato Grosso do Sul são 1.996.507 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano. Em Três Lagoas, são 88.165 eleitores que estão em dia com a Justiça Eleitoral e podem votar.
No dia 5 de agosto encerrou o prazo das convenções partidárias. Em Mato Grosso do Sul, 8 chapas disputam o governo do Estado.
André Puccinelli, do MDB, terá como vice Tânia Garib. Puccinelli já foi governador do Estado por dois mandatos e concorrerá novamente o cargo nas eleições deste ano.
O candidato do PSDB é Eduardo Riedel, que disputará o governo do Estado, tendo como vice, o deputado estadual Barbosinha, da região de Dourados.
O ex- prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, concorrerá o governo do Estado, tendo como vice Viviane Orro.
Giselle Marques, do PT, terá como vice Abílio Vaneli, de Coxim, na disputa pelo governo de MS .
A deputada federal Rose Modesto do União Brasil vai concorrer o governo o lado do produtor rural Alberto Schlatter
Pela federação Rede-Psol concorrem o governo de MS, Adonis Marcos e Ilmo Candido de Oliveira.
Capitão Contar (PRTB) disputará o governo do Estado e terá como vice Beto Figueiró
O indígena Guarani Kaiowá Magno Souza concorrerá pelo PCO e terá como vice o professor da UFMS Carlos Martins.
Após a convenção, os partidos têm até o dia 15 de agosto de 2022 para registrar as candidaturas. Os registros que não forem feitos até lá não poderão disputar as eleições neste ano. No entanto, até esta data, as siglas podem alterar as alianças firmadas.