Resultado de uma ação inédita de atendimento em larga escala, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul) entrega nesta terça e quarta-feira (04 e 05/02) certificado de conclusão de cursos de qualificação para 949 alunos dos municípios de Água Clara e Terenos. As qualificações foram oferecidas no ano passado, quando 34,7 mil pessoas participaram das formações oferecidas gratuitamente pelo Senar/MS em cursos de Formação Profissional Rural, Promoção Social e ações especiais, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Três Lagoas
Em ação inédita, Senar/MS certifica 949 pessoas em Terenos e Água Clara
A certificação será realizada nesta terça-feira (04), em Água Clara, com a entrega de 25 diplomas de conclusão de capacitação da qualificação em NR 31 para Trabalhadores com agrotóxicos; 10 de Operador de pá carregadeira; nove de Operador de motoniveladora em propriedades rurais; nove de Apicultura básica; 13 de Associativismo- módulo básico e ainda 79 do curso de Inclusão digital, totalizando 145 certificados no município.
Em Terenos, a solenidade ocorre na quarta-feira (05), quando 804 pessoas, moradoras de dez assentamentos da região, receberão os certificados dos cursos de Adestramento de equinos, Casqueamento e manutenção de cascos de equídeos, Casqueamento em bovinos, Criação de frango tipo caipira, Doma racional, Implantação e manejo básico de horta, Inseminação artificial, Instalação de cerca elétrica, Manejo básico de bovino de leite, Plantio e Manejo básico de pomar (cultivos de citrus e maracujá), Produção artesanal de defumados de suínos e Produção caseira de pães, bolos, biscoitos e salgados, estes integram os eventos de Formação Profissional Rural e Promoção Social.
Haverá ainda a certificação dos participantes do Programa Leite Legal e Negócio Certo Rural e dos cursos Bovinocultor de Leite, Horticultor Orgânico e Produtor de Derivados de Leite, integrantes do Pronatec.
De acordo com a coordenadora da Unidade Educacional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida, as capacitações colaboraram para a mudança da realidade de muitos participantes, até mesmo famílias inteiras de assentados. Alguns encontraram colocação no mercado de trabalho e outros desenvolveram meios de geração de renda no local onde vivem. "Soubemos de casos de jovens participantes do Pronatec, FPR, NCR e Leite Legal que tiveram a oportunidade de trabalhar nas propriedades rurais de suas famílias, gerando renda, reduzindo a saída dessa parcela da população do campo para a cidade", destaca a coordenadora.
Maria do Rosário ressalta ainda que trata-se de uma ação inédita da entidade, em especial no município de Terenos. "É a primeira vez que o Senar/MS realiza uma ação tão massiva em um município, com tantos programas e cursos ao mesmo tempo. Isso é muito importante, tanto para a instituição, quanto para os alunos que puderam contar com a oportunidade de se qualificar profissionalmente", finaliza.
As entregas de certificados dos cursos e programas do Senar/MS em Água Clara e Terenos contarão com a presença da diretoria do Sistema Famasul e ocorrem nesta terça-feira (04), no Centro Cultural de Água Clara, e em Terenos, na quarta-feira, na Escola Municipal Salustiano Motta, no Assentamento Patagônia.
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul)