Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (18), servidores da Prefeitura de Três Lagoas aprovaram o reajuste de 9,38% proposto pela administração municipal. O índice representa a reposição da inflação dos últimos 12 meses.
O Sindicato dos Servidores havia calculado que o índice seria de 10.99%, mas por se tratar de um ano eleitoral, o percentual não pode ultrapassar os últimos doze meses e nem ser maior do que a correção da inflação.
Na sexta-feira (15), a prefeitura havia oferecido contraproposta de apenas 4%, rejeitada pela direção do sindicato. No entanto, nesta segunda-feira, aumentou o índice para 9,38%, aceito pelos servidores em assembleia realizada na Câmara da cidade.
Para o presidente do sindicato, Antônio Carlos Modesto, o reajuste representa uma conquista para a categoria, porque a prefeitura está concedendo a reposição da inflação, diferente do ano passado em que os servidores tiveram reajuste de 6%. Modesto destacou ainda que a prefeitura não terá a necessidade de demitir funcionários comissionados, como cogitado no início das negociações.
Os comissionados, no entanto, não terão direito ao reajuste. “Para os servidores comissionados o que o sindicato conseguiu garantir foi a manutenção dos postos de trabalho, visto que se o reajuste fosse concedido para todos os funcionários, muitos comissionados seriam demitidos. Diante do atual cenário econômico do país e que afeta a nossa cidade, entendemos que, o maior bem é a preservação dos postos de trabalho”, destacou.
O reajuste vai beneficiar cerca de 1,6 mil funcionários, exceto os do setor de educação que já tiveram aumento salarial negociado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted).