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Três Lagoas

Em dia histórico, trens circulam por fora da cidade

Inauguração acontece nesta quarta-feira, por volta das 10h

Trens começaram a circular pelo contorno ferroviário ontem  - Divulgação
Trens começaram a circular pelo contorno ferroviário ontem - Divulgação

Os trens começaram a circular ontem pelo contorno ferroviário e, consequentemente a linha férrea que corta o município foi desativada. Com isso, chega ao fim o transtorno ocorrido há anos devido à movimentação de trens e vagões que circulavam pela linha férrea no perímetro urbano de Três Lagoas, atrapalhando o trânsito e a passagem das pessoas.Após a conclusão das obras do contorno ferroviário, o próximo passo será o de definir o que será feito na área de servidão por onde, atualmente passam os trilhos no perímetro urbano de Três Lagoas.

O serviço para fazer a interligação do contorno ferroviário no traçado da linha férrea começou logo pela manhã. Por volta das 14 horas, ocorreu à primeira passagem do trem pelo contorno. Segundo o engenheiro da CMT Engenharia, Esmeraldo Coelho Caires, deu tudo certo, sem nenhum problema registrado, e o contorno está pronto para ser inaugurado.

A inauguração vai acontecer nesta quarta-feira por volta das 10h, e contará com a presença do governador André Puccinelli (PMDB), do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, da vice-governadora e senadora eleita, Simone Tebet (PMDB), da prefeita Márcia Moura, entre outras autoridades.

A empresa CMT- Engenharia já iniciou também a retirada de 7,5 quilômetros de trilhos da linha férrea atual para serem reaproveitados no novo pátio de manobras, que fica fora do perímetro urbano de Três Lagoas. A retirada desses trilhos e implantação do material será concluída em dez dias. Ontem, segundo Esmeraldo, já foram retirados 500 metros.

A Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos (Agesul) iniciou na última segunda-feira a limpeza de um trecho da linha férrea na área central, no cruzamento com as avenidas Filinto Muller e Rosário Congro, onde será pavimentado. A pavimentação será apenas neste trecho, ou seja, será um ato simbólico para mostrar que alinha férrea no perímetro urbano foi desativada.

PROJETO

A desativação da linha férrea foi comemorada por muitas pessoas, principalmente as que moram do outro lado da cidade e que, diariamente tem que atravessar os trilhos. A comerciante Antônia Natal foi uma delas. “Nossa,adorei. Quantas vezes fiquei parada ali esperando o trem passar, já tomei sol e até chuva esperando. Não estou nem acreditando que isso acabou”, comemorou.

O comerciante Carlos de Souza disse que essa linha férrea no perímetro urbano atrapalhou demais a cidade, principalmente, devido aos transtornos ocorridos com as manobras dos trens. Agora, ele entende que é preciso abrir novas ruas para ligar os bairros da cidade, que são interrompidos pela linha férrea.

Souza entende que deveria ser feita uma avenida nessa área de servidão por onde passam os trilhos. Além disso, é da opinião de que é preciso transformar as casas que abrigavam os engenheiros da antiga Noroeste do Brasil em algo que lembre a cultura local, bem como aproveitar as oficinas e a antiga Estação Ferroviária em um espaço para apresentação de teatro,cinema, entre outras questões culturais.

Outras pessoas entendem que o traçado atual poderia servir para a implantação de um trem urbano, ligando o Residencial Novo Oeste até o bairro Jupiá.O governador André Puccinelli havia dito que, iria deixar um projeto executivo de urbanização pronto com relação ao que poderia ser feito no local, para que o próximo governador possa executar, já que não haveria tempo hábil para ser realizado neste ano. Puccinelli disse que a intenção é de que, em Três Lagoas, ocorresse igual aconteceu em Campo Grande, assim que os trilhos foram retirados do perímetro urbano, o que resultou na construção da Orla Morena.

A prefeita Márcia Moura, por sua vez, já havia adiantando que não existia a necessidade da linha férrea ser removida para que novas aberturas de ruas fossem feitas para acabar com os 40 trechos de travessias urbanas do traçado atual da ferrovia.