Aproximadamente 15 mil alunos da Rede Municipal de Educação (Reme) ficam sem aula nesta terça-feira em Três Lagoas. O motivo é a paralisação de professores em protesto ao reajuste proposto pela prefeitura.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted), Maria Diogo, às 7h30 haverá uma assembleia para deliberação de ações a serem deflagradas pela categoria. Na ocasião, será repassado aos servidores o resultado das negociações com a administração municipal.
Logo depois, está prevista uma passeata e panfletagem nas ruas. A Reme conta com aproximadamente 1.500 servidores. A categoria pleiteia 11.36% de reajuste para o magistério, retroativo a janeiro e, pelo menos, 10.06% que é a reposição da inflação, para os servidores do administrativo.
A administração municipal, no entanto, apresentou uma contraproposta de 4% para os funcionários do administrativo e 8% para o magistério. Esse percentual de 8% seria dado agora retroativo a janeiro e mais 3,36% em agosto para receber em setembro. A categoria não aceitou a proposta da prefeitura. Por sua vez, a prefeita Márcia Moura (PMDB) adiantou que “não arreda o pé” em relação à maneira em que o reajuste foi proposto.
Segundo a prefeita, o município vai cumprir o reajuste do Piso Salarial Nacional, que é de 11.36% para os servidores do magistério. No entanto, adiantou que, integral, conforme a categoria pleiteia, só no mês de agosto.