No Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, 24 de março, a saúde de Três Lagoas alerta à população sobre esta doença antiga, que muitos pensam estar extinta, mas que só nos primeiros meses de 2022 já registrou 21 novos casos da doença.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, que ataca principalmente os pulmões, mais que também pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, articulações, olhos e pele.
Em Três Lagoas, dos 59 casos registrados em 2021, 29 pessoas foram curadas, 2 foram à óbito e 9 abandonaram o tratamento, que dura cerca de 6 meses. Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o tratamento de 35 pessoas, sendo 14 diagnosticadas em 2021 e 21 pacientes foram positivados para a doença em 2022.
De acordo a Enfermeira e Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose e Hanseniase, Thayse Cerzosimo, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha com a possibilidade de alguns casos não terem sido diagnosticados no ano passado, devido à pandemia, algumas pessoas podem ter confundido os sintomas e não procuraram atendimento especializado.
Quais são os sintomas da tuberculose?
- Tosse ou catarro por 3 semanas ou mais;
- Febre vespertina;
- Suores noturnos;
- Falta de apetite ou emagrecimento;
- Cansaço ou fadiga;
Recomenda-se que toda pessoa com sintomas respiratórios, ou seja, que apresente tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose.
Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.
Como é feito o diagnóstico da tuberculose?
Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados os seguintes exames:
- Baciloscopia (exame de escarro);
- Cultura para micobactéria;
- Exame de imagem (raio x ou tomografia de tórax).
Esses exames são fundamentais para identificar o bacilo da tuberculose e são utilizados para confirmar o diagnóstico bacteriológico da doença.
Como a tuberculose é transmitida?
É transmitida da pessoa doente, que não está sendo tratada, através das vias aéreas (tosse, espirro, fala). Os bacilos são lançados para o ar, onde permanece em suspensão por horas.
Nem todas as pessoas adoecem quando contaminadas, isso depende principalmente da capacidade de defesa do organismo. É por este motivo que pessoas infectadas pelo vírus (HIV) têm maior risco de desenvolver a doenças.
A Tuberculose não é transmitida pelo abraço, aperto de mão ou carinho. Não é necessário separar roupas, os pratos, os talheres e o copo.
Como é o tratamento da tuberculose?
O tratamento da tuberculose é gratuito e deve ser realizado nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). O esquema básico tem duração de 6 meses de uso diário de remédios e mesmo após a melhora, o tratamento não deve ser interrompido.
Previna-se
- Mantenha o ambiente bem ventilado e com luminosidade do sol;
- Evite locais fechados com aglomeração de pessoas;
- Vacine-se, a BCG protege contra as formas graves da doença e deve ser tomada ao nascer.
Importante
- Qualquer Unidade de Saúde pode diagnosticar tuberculose, procure a mais próxima de você;
- Não abandone o tratamento e siga as orientações dos profissionais de saúde;
- Os contatos próximos também devem ser avaliados;