A Secretaria Mundial de Saúde alerta à população sobre casos de tubertucose, em Três Lagoas. Só nos primeiros meses de 2022 já registrou 21 novos casos da doença.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, que ataca principalmente os pulmões, mais que também pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, articulações, olhos e pele.
Em Três Lagoas, dos 59 casos registrados em 2021, 29 pessoas foram curadas, 2 foram à óbito e 9 abandonaram o tratamento, que dura cerca de 6 meses. Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o tratamento de 35 pessoas, sendo 14 diagnosticadas em 2021 e 21 pacientes foram positivados para a doença em 2022.
De acordo a Enfermeira/Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose e Hanseniase, Thayse Cerzosimo, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha com a possibilidade de alguns casos não terem sido diagnosticados no ano passado, devido à pandemia, algumas pessoas podem ter confundido os sintomas e não procuraram atendimento especializado.
Confira a reportagem abaixo: