Veículos de Comunicação

Polícia

Em Três Lagoas, mais de 22 mil crianças aprenderam dizer “não” às drogas

Na noite desta quinta-feira, o Proerd formou mais uma turma de 275 alunos

Formatura aconteceu no salão do Papillon Eventos - Divulgação/PM
Formatura aconteceu no salão do Papillon Eventos - Divulgação/PM

Mais de 22,5 mil alunos de Três Lagoas já passaram pelo programa que visa ensinar a essas crianças como dizer “não” às drogas. Nesta semana, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pelo 2º Batalhão da Polícia Militar em parceria com escolas estaduais, municipais e particulares, formou mais uma turma, de 275 alunos no município.

A solenidade de formatura aconteceu na noite de quinta-feira, dia 12, e contou com a participação do comandante do Policiamento de Área II, o coronel Edmilson Lopes da Cunha, e do comandante da Polícia Militar de Três Lagoas, tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, além de outras autoridades civis e militares.

De acordo com informações do 2º BPM, em todo o Estado já foram formados 250 mil crianças desde 1997, quando o projeto foi implantado. Em Três Lagoas, o Proerd começou a ser ministrado dois anos depois, em 199.

PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e À Violência foi idealizado pela polícia dos Estados Unidos, no início em 1983, com o nome “Drug Abuse Resistence Education”, como forma de prevenção ao uso de drogas. O projeto foi adaptado para Polícia Militar do Rio de Janeiro, em 1992.

Hoje, o Proerd está presente em todos os estados brasileiros. O programa é voltado para crianças do ensino fundamental, que estejam na 5ª série do ensino fundamental. As aulas são ministradas por policiais militares, selecionados e qualificados para lidar com o público infantil. Pelo programa, os alunos também recebem uniforme e material didático para ligar com situações de violência ou de aliciamento ao uso de drogas.