Além da Covid-19, Três Lagoas enfrenta hoje mais uma grande batalha na área da saúde: o combate à dengue. O município continua na lista vermelha e o número de casos não para de aumentar. Em apenas uma semana, por exemplo, 47 moradores foram diagnosticados com a doença. Os dados constam no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde, divulgado no dia 22.
O levantamento revela ainda que há 2.181 casos confirmados de dengue na cidade, entre os meses de janeiro e abril. Nesse período, de acordo com a pasta, o total acumulado de casos notificados suspeitos chegou a 3.435. Porém, 846 já foram descartados como negativos e 408 ainda aguardam resultados de exames laboratoriais.
CONSCIENTIZAÇÃO?
O problema é que 80% dos criadouros do mosquito são encontrados nos quintais das casas. “Tem muita gente deixando de lado os cuidados contra o Aedes e só se preocupando com o coronavírus”, observou o coordenador de Endemias, Alcides Ferreira.
NOVO FUMACÊ
E para combater o mosquito, os agentes de saúde voltaram a realizar o bloqueio químico, por meio do tradicional carro “fumacê”. Isso para evitar a proliferação do mosquito nos bairros que mais registraram casos da doença. Porém, com um novo inseticida fornecido pelo Ministério da Saúde e considerado mais eficaz no combate aos criadouros.