Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Empresa planta mudas em Água Clara

Durante processo de construção, um banco de sementes foi montado pela companhia energética

Meta é atingir, pelo menos, 80% de reflorestamento nesta ação -
Meta é atingir, pelo menos, 80% de reflorestamento nesta ação -

A Eletrosul deu início na ultima semana ao processo de replantio de mudas na Área de Preservação Ambiental (APP), no entorno da Usina Hidrelétrica São Domingos, em Água Clara. Conforme informações da companhia elétrica, a ação faz parte do plano de preservação ambiental que visa repor as árvores nativas derrubadas no processo de construção da usina. 

Para isso, foi elaborado um inventário florestal, feito através de referências biográficas e de consultas populares. Além disso, parte das espécies provém de campanhas de coleta de sementes realizadas na área do reservatório e cultivadas em viveiros. Segundo a assessoria de imprensa, uma empresa terceirizada criou, durante o processo de construção da usina, um banco de sementes, muitas delas de árvores derrubadas no momento da construção. O objetivo foi garantir que o processo de reflorestamento fizesse com que o local tornasse o mais semelhante possível antes da instalação da usina. 
 
Para isso, a primeira etapa do reflorestamento foi realizada entre os meses de fevereiro e abril. Já nesta etapa, serão plantadas 10 mil mudas de jatobá, angico, ipê, ingá, aroeira, pata-de-vaca e outras espécies do cerrado sul-mato-grossense. Os trabalhos foram concentrados em 170 hectares da área de preservação ambiental.
 
O trabalho de reflorestamento totalizará aproximadamente 50 mil mudas. A meta é garantir que 80% dessas espécies resistam à ação do tempo. Para isso, o processo de reposição deverá ser constante até o crescimento das árvores.
 
 Paralelamente a esse serviço, está sendo construída uma cerca para proteger 300 hectares de floresta da APP do ribeirão Tamanduá e afluentes. A previsão é que a estrutura esteja concluída em março.
 
USINA
A Hidrelétrica de São Domingos entrou em funcionamento em julho de 2013. O empreendimento, que tem capacidade de 84 megawatts, está localizado entre as cidades de Água Clara e Ribas do Rio Pardo. . A hidrelétrica do tipo fio d’água aproveita o potencial hidráulico do Rio Verde e é o maior empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Mato Grosso do Sul, com recursos da ordem de R$ 485 milhões.