As empresas de telefonia móvel continuam liderando o ranking de reclamações do Programa de Defesa e Proteção ao Consumidor de Três Lagoas (Procon/TL). Do dia 1º de janeiro deste ano, até esta quinta-feira (18), o órgão atendeu 443 atendimentos de consumidores insatisfeitos com os atendimentos prestados por empresas prestadoras de serviços.
Do total de atendimentos, 195 foram de pessoas reclamando dos serviços oferecidos por três empresas de telefonia móvel. Depois aparece o atendimento prestado por um banco, seguido por uma empresa de TV por assinatura, entre outras.
De acordo com o diretor do Procon de Três Lagoas, Amilson Torres, em alguns casos as empresas acabam atendendo de pronto as reclamações. Em outros, quando não atendidos, geram um procedimento. “Quando o cliente procura o Procon, é analisado para ver se a reclamação tem fundamento. Depois da triagem, o Procon faz uma carta de informação preliminar e encaminha via e-mail para a empresa, que responde e entra em contato com o cliente. Em alguns casos resolve o problema. Quando não é resolvido, o consumidor retorna ao Procon, quando é marcada uma audiência de conciliação e gera um processo administrativo”, explicou.
Quando não existe um acordo nas audiências, Torres esclareceu que o procedimento é encaminhado ao Juizado Especial. Mais de 70% dos casos, segundo o diretor, são resolvidos no Procon. “É importante que as pessoas procurem o órgão, pois em muitos casos os problemas são resolvidos aqui no órgão mesmo. Em outros, as empresas são multadas”, acrescentou.