Os estudos para a concessão da BR-262, no trecho que liga Três Lagoas a Campo Grande, serão concluídos pelas empresas da iniciativa privada autorizadas pelo Ministério dos Transportes, em janeiro de 2016. O objetivo da concessão é duplicar a ligação Campo Grande/divisa com São Paulo e reduzir custos para o escoamento da produção agropecuária pelos portos do Arco Sul.
A próxima etapa, segundo o Ministério dos Transportes, é submeter os estudos a audiências públicas para conhecimento da sociedade e receber sugestões para aprimoramento do projeto.
Após essa fase, os estudos ainda passarão pelo Tribunal de Contas da União (TCU), junto com documentação, que inclui a minuta do edital de licitação. Depois de aprovados pelo TCU, o edital poderá ser lançado, com data para o leilão do trecho para concessão à iniciativa privada.
Ainda de acordo com o Ministério dos Transportes, o leilão está previsto para ser realizado em 2016, porém não tem data marcada. O trecho de 327 quilômetros, compreendido entre Três Lagoas a Campo Grande, prevê investimento de R$ 2,5 bilhões.
A duplicação deste trecho da rodovia é um anseio antigo dos condutores que trafegam com frequência por esta via, a qual atualmente se encontra em péssimas condições de tráfego.