Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Empresas passam a compor o cadastro de fornecedores

Sebrae aponta crescimento médio de 10,9% entre as empresas que fazem parte do programa

Técnicos da Petrobras cumpriram agenda com dez atendimentos individuais, cada -
Técnicos da Petrobras cumpriram agenda com dez atendimentos individuais, cada -

Vinte novas micro e pequenas empresas de Três Lagoas passaram a compor o cadastro de fornecedores da Petrobras. O cadastramento aconteceu na sexta-feira passada, quando dois técnicos da companhia estiveram em Três Lagoas para a realização de um mutirão de atendimentos, realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com o analista do Sebrae, Luiz Fernando Guimenes Nunes, ao todo, os dois técnicos cumpriram uma agenda de dez atendimentos individuais cada, ação que durou das 8h às 17h, com breve parada para o almoço. O número de novas empresas cadastradas surpreendeu ao Sebrae. Porém, não quanto o de participantes da palestra realizada na noite anterior.
 
A ação de cadastramento de fornecedores em potencial teve início na noite de quinta-feira, quando foi realizada uma palestra para orientar a classe empresarial de Três Lagoas sobre o processo de cadastramento no serviço nacional de compras da estatal, o Petronet. Até então, o Sebrae esperava a média de 60 empresários – número de confirmados naquela manhã -, mas na hora da palestra, programada para à noite, compareceram à sede do Sebrae o total de 97 empresários locais. “Temos três salas no Sebrae. Todas foram abertas para atender ao grande volume de participantes. Quanto mais gente pudesse participar, melhor. Para muitos, esse foi o primeiro contato com a Petrobras. Foi tão positivo que a equipe ficou de retornar em 2014, cuja data dependerá da agenda deles, para a realização de mais uma ação nesse sentido”, completou o analista.
 
Entre os que conseguiram realizar o cadastramento na sexta-feira, Nunes cita empresas de setores como vidraçarias, oficinas mecânicas, setor gráfico, setor moveleiro, laboratórios e setor gráfico, incluindo uma empresa de Campo Grande. “Foi muito diversificado o perfil das empresas que se cadastraram”. 
 
Os atendimentos individuais foram disponibilizados para aquelas empresas cujo preparo para se tornar um fornecedor estivesse mais adiantado. Entretanto, isso não significa que o restante não poderão compor a rede da estatal. Durante a palestra, a Petrobras disponibilizou ainda um chat e um 0800 para atender aos empresários interessados. Em último caso, o empresário poderá solicitar consultoria do Sebrae. 
 
REDE
Ainda segundo o analista, dos que conseguiram se cadastrar, a maioria, 15, já faz parte do Programa da Cadeia Produtiva, Petróleo, Gás e Energia, iniciado em 2011, em Três Lagoas. As outras, explicou Nunes, haviam tido contato com a companhia em ações anteriores realizada pelo Sebrae, como as rodadas de negócio.
 
“Muitas vezes a empresa participa da rodada e tem grandes chances de tornar-se um fornecedor da Petrobras, mas emperra no fato de não fazer parte da rede de fornecedores cadastrados”.
 
A ação realizada na semana passada visa aumentar a rede de micros e pequenas empresas que fornecem bens e serviços para a Petrobras em Três Lagoas. Até a semana passada, 40 empresas locais faziam parte da rede de fornecedores. Juntas, elas tinham negociado com o Consórcio UFN-III (responsável pela construção da fábrica de fertilizantes no município) cerca de R$ 20 milhões entre 2011 e novembro deste ano. A preocupação da empresa, informou o analista, é com o aumento da demanda com a inauguração da fábrica, prevista para setembro do ano que vem.
BOX:
Empresas que compõem o Programa da Petrobras tiveram aumento de 10,9% nos lucros
Estudo realizado pelo Sebrae apontou um crescimento médio de 10,9% nos lucros das empresas que participam do programa. O aumento foi constatado através de questionários encaminhados a todos os participantes anualmente e é referente ao ano de 2012, comparado com 2011.
“O resultado superou a meta prevista pelo programa. Até então havíamos projetado crescimento médio de 5% para o primeiro ano de programa e 10% para o segundo. Registramos os 10,9% no primeiro”. O segundo levantamento começará a ser feito no início de 2014.
Atualmente, 118 empresas de Três Lagoas e região compõem o Programa da Cadeia Produtiva Petróleo, Gás e Energia. Desse total, 40 já concluíram todas as etapas de qualificação profissional e recebem, em cerimônia prevista para acontecer nas próximas semanas, o certificado de conclusão do programa. Essas empresas, também passarão a compor um calendário digital de fornecedores da Petrobras. Neste material informativo, estarão disponibilizados todos os dados da empresa, desde história, dada de fundação e bens e serviços oferecidos. 




consórcio UFN – 3
De 2011 até agora a Petrobras adquiriu mais de 20 milhões em bens e serviços de 40 micro e pequenas empresas que fazem parte do projeto, todas de Três Lagoas. 
Termeletrica–
eles podem fornecer para os três – atualmente consorcio, que está comprando bastante, podem fornecer a UFN-3, 
podem atender a todas as unidaes da petrobras. 
“É uma possibilidade constantemente, estão chegando
Agora, nesse final de ano, está preparando o catalogo de fornecedores.
desde 2011, quando começaram o convenio. eles receberão o certificado e sairão no catalogo, provavelmente digital, com histórico da empresa, quando foi fundada, o que ela vende. reconhecendo as empresas 40 empresas. Programa inicial com 118 empresas participantes, dessas 40 que participaram intensamente, estão terminando as capacitações e outras 40 que estão em andamento. 
Pretende montar um dia para troca de experiencia