A doação de área é um dos benefícios oferecidos pelo município para atrair indústrias para Três Lagoas. E dois projetos de leis com essa finalidade estão em tramitação na Câmara de Vereadores. Um dos projetos foi alvo de debate nesta semana, devido ao tempo em que a empresa recebeu a área e não iniciou as obras de instalação da fábrica.
A empresas, do ramo de metalurgia, deu entrada no processo desde 2016, mas até hoje não iniciou as obras de instalação. Primeiro, alegou momento de recessão, depois veio a pandemia da Covid-19. Passado o prazo para a empresa iniciar as instalações, solicitou mais um prazo.
Alguns vereadores questionaram que muitas empresas ganham áreas e não cumprem com o combinado.
Outra empresa que solicitou a doação de área é do ramo de climatizadores de ar que funciona em um barracão alugado e reivindica a doação de um terreno no Distrito Industrial.
O presidente da Câmara, Cassiano Maia (PSDB), disse que o Legislativo entende que a doação de área para as duas empresas é a melhor alternativa, visando a instalação de indústrias e a geração de empregos na cidade. Alguns vereadores comentaram que se as empresas não cumprirem com o que diz o projeto de lei, automaticamente essas áreas retornam para o município.