Enfermeiros de Três Lagoas se uniram em uma manifestação que pediu aprovação do Projeto de Lei (PL)2564/2020 que tramita no Congresso Nacional. Os profissionais se encontraram próximo a rodoviária. E foi o ponto de partida para uma carreata pela cidade pedindo pela aprovação do PL que para eles, torna justo o piso salarial para a categoria em todo território brasileiro em conformidade com a jornada de trabalho.
A luta é para que, com aprovação do Pl 2564 o piso salarial dos enfermeiros chegue a R$ 7.315 para uma jornada de 30 horas semanais. O projeto prevê que técnicos de enfermagem deverão receber mensalmente pelo menos 70% do piso dos enfermeiros e os auxiliares de enfermagem e parteiras, deverão receber pelo menos 50% do piso salarial, em relação a dos enfermeiros.
A proposta deve beneficiar mais de 2,4 milhões de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, destes, cerca de 20 mil são atuantes no estado de Mato Grosso do Sul. O Coren (Conselho de Enfermagem Regional) do Estado de MS enviou em abril um ofício ao Senado solicitando apoio para aprovação projeto.
A média salarial dos enfermeiros em Mato Grosso do Sul é de R$ 3.500 reais para uma jornada de 40 horas semanais.
“Nossa solicitação é justamente pedindo maior valorização da categoria. Nesta pandemia estamos na linha de frente, correndo riscos, porém com muita satisfação ajudando. Vale deixar claro que não é somente por conta da pandemia, pois faz mais de 30 anos que não temos um piso salarial revisto”, diz Nelson Andrade, técnico de Enfermagem.
“Este é o melhor momento para chamarmos atenção dos políticos e da nossa sociedade”, pontua João Carvalho, técnico de Enfermagem.
O vereador de Três Lagoas, Eduardo Brito, aposentado pela categoria dos enfermeiros, apoia a causa.
“Fui chamado para representar os vereadores nesta luta e eu, aposentado pela categoria sei o que isto significa, não poderia deixar de apoiar”, disse o parlamentar.
A ação contou com a união dos Sindicato dos Estabelecimentos do Serviços de Saúde e Sindicato da Enfermagem de Três Lagoas. A luta tem acontecido em outras cidades do estado.
O Projeto 2564 é de autoria do senador Fabiano Contarato e tem relatoria da senadora Zenaide Maia. Até o momento, um Requerimento de Urgência foi assinado por 56 senadores para que o Projeto 2564 seja apreciado e votado com urgência.
Confira a reportagem: