Teve início há pouco a sessão solene para a entrega das medalhas Assembleia Nacional Constituinte. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, lembrou que o evento faz parte das comemorações dos 25 anos da Constituição Federal e que as medalhas foram cunhadas pela Casa da Moeda do Brasil em 1988 a pedido de Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte.
Três Lagoas
Entrega das medalhas a constituintes e colaboradores
Teve início há pouco a sessão solene para a entrega das medalhas Assembleia Nacional Constituinte. O presidente da Câmara
Por causa de uma ação judicial, as medalhas não foram entregues à época e, desde então, ficaram guardadas em um cofre na Câmara dos Deputados. Neste ano, com o arquivamento da ação e após a aprovação de um projeto de resolução, Alves decidiu entregá-las aos constituintes de 1988 e colaboradores que atuaram na Assembleia Nacional Constituinte. O presidente da Câmara considera que as medalhas são um reconhecimento público ao trabalho de todos que contribuíram para a construção do texto constitucional.
“A democracia que temos hoje foi resultado da ação determinada de deputados e senadores constituintes”, salientou. Ele destacou o esforço de mediação e entendimento dos constituintes, durante 20 meses, para que fosse respeitada a multiplicidade cultural dos brasileiros. Para ele, o documento final tem o mérito de traduzir os anseios da maioria dos brasileiros. (Com informações da Assessoria da TV Câmara)