A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) recebeu esta semana 19 etilômetros – aparelhos de medição, indispensáveis para atuação das polícias na fiscalização da lei seca. Os investimentos do governo estadual somam mais de R$ 150 mil.
Os bafômetros foram aferidos e testados e já estão em uso na Capital e no interior do Estado, como Três Lagoas. Do total, 12 aparelhos da marca BAF 300, acompanhados de impressora e bocais descartáveis, foram destinados à Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran). Outros sete da marca Sensor IV, também acompanhados de impressora e bocais descartáveis, foram entregues à Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que realizou a distribuição entre as cidades de Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas.
A função do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro, é a medição do teor alcoólico no sangue dos condutores de veículos. Começou a ser utilizado de forma intensiva após a criação da Lei Seca (nº 11.705) que entrou em vigor no dia 19 de junho de 2008.