Em novembro deste ano, a escola estadual Afonso Pena vai completar 100 anos. A construção da escola ocorreu logo no início da fundação de Três Lagoas que, em 15 de junho deste ano, completou 106 anos de emancipação político-administrativa.
Para celebrar o centenário, a direção e professores da escola desenvolveram um projeto que será executado em etapas. Segundo a vice-diretora da escola, Michelle Fazioni, várias ações vão ocorrer neste segundo semestre. Uma delas já foi iniciada com o uso do selo comemorativo aos 100 anos da escola. Depois, haverá o resgate de alunos que fizeram história na escola, bem como uma exposição de fotografias da escola. Um álbum com toda a história da escola será doado a biblioteca municipal. O projeto será finalizado com um evento que, segundo a diretora, ainda não se sabe como será feito, se de forma presencial ou online.
O professor de história, João Luís da Silva, disse que a história da escola Afonso Pena não é apenas do colégio, mas da história da educação em Três Lagoas. “A escola começa em 1921, no início da cidade. Por aqui passaram grandes líderes do município e do Estado. Além disso, nos anos 80 e 90, a frente da escola era ponto de encontro dos jovens. Então, esses 100 anos não podem ser esquecidos”, destacou o professor de história.