Em tempos de redes sociais, em que o uso excessivo delas acabam afetando a leitura, um projeto, desenvolvido na Escola Batista Semear de Três Lagoas, tem a expetativa de mudar essa regra.
Por meio do Jornal do Povo, os alunos aprendem formas de escrita do jornalismo para estimular o hábito da leitura. A iniciativa foi implementada pela professora Solange Avelino. O noticiário foi escolhido por ser o mais tradicional de Mato Grosso do Sul, com uma história de 73 anos de circulação.
“Esse projeto já está inserido na apostila dos alunos. Porém, como o interesse deles, superou a expectativa, então resolvi ampliá-lo. Eu abordo com eles o que é uma reportagem, textos opinativos, manchete, entre outros aspectos da literatura do impresso. Após essa leitura, eles escrevem um resumo do que entenderam sobre o assunto abordado”, explicou.
A professora Solange também revelou que, desde que o projeto foi iniciado, houve uma melhoria em vários aspectos e disciplina. “A leitura é muito importante para o desenvolvimento do aprendizado, no geral. Portanto, com esse projeto, cresceu muito o potencial deles de compreensão. Ou seja, a escrita e a fala melhoram, além de entendimento em outras matérias, não apenas em língua portuguesa”, ressaltou.
Como parte do projeto, a professora Solange convidou a jornalista e apresentadora do RCN Notícias, Ana Cristina Santos, para falar sobre o veículo e jornalismo em geral.
Durante a conversa, Ana explicou, um pouco, sobre a rotina do jornalista e da importância da profissão, como por exemplo, no combate às Fake News. Depois de toda explicação, foi hora dos pequenos perguntarem e tirar todas as suas dúvidas. A professora destacou que o projeto tem atraído o interesse e curiosidade dos alunos sobre essa profissão.