Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Escolas de Três Lagoas comemoram o Dia da Consciência Negra

Na Escola Estadual Fernando Correia do Bairro Vila Nova, os eventos serão realizados na quadra durante todo o dia

Apresentações culturais, concursos de beleza, palestras e orientações são alguns dos eventos que estão agendados para hoje nas escolas estaduais de Três Lagoas em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Durante a semana os estabelecimentos de ensino realizaram diversas atividades envolvendo os alunos, professores e a comunidade escolar.

Na Escola Estadual Fernando Correia do Bairro Vila Nova, os eventos serão realizados na quadra durante todo o dia. Haverá concursos de vestimentas típicas dos negros africanos, exibição de filmes, pintura de cartazes, entre outras atrações e escolha da Miss e do Mister Afro.

Segundo a diretora Sonia Maria Teresinha Barbosa, desde a última terça-feira (16) os alunos assistiram a diversos filmes através do projeto “Cinema na Escola”. “Eles assistiram aos filmes e fizeram reprodução em cartazes e painéis, refletindo sempre a importância da cultura do povo africano na formação da cultura brasileira”, destacou a diretora.

Hoje também estão agendadas várias atividades durante todo o dia no Colégio João Magiano Pinto (Jomap). Entre as atividades estão, apresentações de danças afro-brasileiras e de trabalhos dos alunos que foram feitos ao longo do ano. Também haverá o concurso para a escolha do Mister e Miss Afro.

No Jardim Mirassol, as Escola Bom Jesus realizará atividades apenas no período da manhã. O mesmo acontece ma Escola José Ferreira, Bairro Jupiá que sediará apresentação de grupos de capoeira e danças de rua. Também serão apresentados os resultados da pesquisa “Minha Terra” que visa contar a história do surgimento e da colonização do bairro Jupiá.

Algumas escolas estaduais resolveram deixar as apresentações alusivas ao Dia da Consciência Negra para outras datas. No Colégio Edwards Correa, Bairro Interlagos, está agendado um Sarau Interdisciplinar para o dia 26 de novembro, às 19 horas.

Já a Escola Dom Aquino do Bairro Santos Dumont, as comemorações do Dia da Consciência Negra ficaram para o dia 3 de dezembro, paralela a à Feira do Conhecimento que a escola realiza.