Veículos de Comunicação

Vigilância

Escolas estaduais serão monitoradas por câmeras 24h por dia

Em Três Lagoas, o projeto irá compreender 11 unidade educacionais, como o objetivo de trazer mais segurança

- Gerson Wassouf/CBN Campo Grande
- Gerson Wassouf/CBN Campo Grande

As escolas que pertencem a Rede Estadual de Ensino (REE) em Três Lagoas serão monitoradas pelo Centro Operações de Segurança Integrado (Cosi). Segundo o Governo de Mato Grosso do Sul, a expectativa é que até o início de setembro 140 unidades educacionais estaduais nas sete maiores cidades do Estado estejam com esse sistema. 

Ainda conforme o órgão, a intenção é coibir crimes, como furtos, nas escolas. As câmeras de segurança instaladas serão monitoradas durante 24 horas nos sete dias da semana. Além delas, alarmes e sensores de movimento também serão instalados. O serviço foi contratado por R$ 17,144 milhões. 

A meta é ampliar para todas as 340 escolas da Rede Estadual. Hoje são 200 trabalhadores operando no sistema que irá substituir os agentes patrimoniais. Esses servidores serão remanejados para outros setores do Estado. 

Em Três Lagoas, o sistema já foi implantado na Escola Estadual Padre João Tomez, na Vila Piloto. Segundo a coordenadora Regional de Ensino, Marizete Bazé, o projeto irá compreender 11 unidades educacionais estaduais da cidade, com exceção apenas da Escola Estadual, Afonso Francisco Xavier Trannin, que fica localizada no distrito de Arapuá. 

Ainda conforme Bazé, a intenção do Cosi é trazer mais segurança aos alunos, funcionários e professores, além de preservar o patrimônio das unidades educacionais. 

“As escolas serão monitoradas durante 24 horas. Caso tenha alguém rondando a escola, por exemplo, as autoridades policiais, ou vigias, serão acionadas para tentar identificar o que está acontecendo no local, caso tenha algo suspeito, todas as atitudes cabíveis serão tomadas imediatamente”, explicou.