O Vagão Cultural, projeto do Instituto ALL de Educação e Cultura, está em Três Lagoas desde quarta-feira. O projeto promove, por meio de atividades lúdicas, o cuidado com a segurança e o conhecimento sobre a cultura da região. Participam da atividade estudantes de escolas públicas próximas à ferrovia. Já no primeiro dia foram realizadas atividades nas Escolas Dom Aquino Corrêa, Filinto Muller e Afonso Pena. As atividades acontecem das 10 e às 14 horas e se estenderá até o dia 6 de setembro.
Três Lagoas
Escolas recebem projeto Vagão Cultural da ALL
Entre as ações promovidas com as crianças, está o resgate cultural das brincadeiras de roda e jogos teatrais
Entre as ações promovidas com as crianças, está o resgate cultural das brincadeiras de roda, jogos teatrais e brincadeiras que desenvolvem a expressão e interpretação. As atividades desenvolvem a construção de narrativas, técnicas de contação de histórias e oficina sensorial. Rafael Avancini, ator, explica que o projeto se divide em dois vagões: um em ambiental e outro em cultural. “O vagão ambiental traz informações sobre meio ambiente e sustentabilidade – tudo de uma forma lúdica e em forma de brincadeiras, utilizando um personagem chamado Dr. Personagem que fala sobre a natureza e sua importância. Já no vagão cultural, as são desenvolvidas atividades através da música, teatro, dança e outras manifestações artísticas que estimulam o contato entre as crianças. É muito bacana ver a reação das crianças, as diferenças de comportamentos. Algumas são mais extrovertidas, outras são mais tímidas, demoram mais para se soltarem, mas no final das atividades é possível ver um equilíbrio – elas acabam entrando em um conjunto. E o mais legal de tudo, você percebe que a criança aprende mesmo algo que ela leva para fora da escola, seja a consciência ambiental ou a vontade de se expressar de alguma forma artística, a música sempre chama muito a atenção”, explica o ator que é residente de Londrina e contratado pela ALL.
São crianças que estudam até o sexto ano do ensino fundamental. Para Miriã Patrício, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Dom Aquino Correa o projeto complementa na educação e disciplina das crianças. “É bastante interessante para a escola receber esse tipo de projeto porque dá um novo ânimo para as crianças, um novo olhar para o aprendizado. Geralmente as crianças da nossa escola vivem em meio social bastante vulnerável como o uso de drogas, marginalidade e outras situações de risco. Por meio dessas atividades, elas podem ampliar suas visões e verem que há um mundo melhor ao seu redor. Além disso, a arte vem complementar na disciplina, auxilia a criança no estudo, nas atividades de casa, no relacionamento com a família e social, enfim, é só apontamentos positivos”, conclui a pedagoga.