Nesta terça-feira, 9, as escolas rurais encerram e apresentam os resultados do projeto Educando com a Horta Escolar e Gastronomia, desenvolvidos durante o ano de 2014 nas quatro escolas do campo de Paranaíba. Serão expostas amostras de trabalhos dos professores e alunos na Escola Municipal Maria Luiza Correa Machado.
Os resultados foram todos positivos, conforme Maria Ângela Pereira Pedroso, responsável pela Educação no Campo, disse que o projeto visa trabalhar a alimentação saudável e seus benefícios, com quatro eixos: educação, alimentação e nutrição, meio ambiente, horta e gastronomia.
“Quando a gestão municipal aderiu ao projeto escolheu as escolas do campo para o envolvimento com a comunidade, nas quatro escolas foi desenvolvida a horta, com o auxílio dos alunos, professores e ajuda da comunidade local”, disse. Maria Ângela ainda disse que houve palestras para a comunidade com o fim de que a mudança aconteça em casa.
Os professores foram preparados com um curso de 40 horas e as cozinheiras da rede municipal de ensino também tiveram a oportunidade de participar de formações com nutricionistas e gastrônomo.
Para o próximo ano será desenvolvido o projeto do Programa de Educação Ambiental com a Familiar, para fortalecer o trabalho do homem do campo, com o objetivo dos alunos poderem escolher o que quer para o futuro, seja a permanência no campo ou sair para estudar. “Ele será formado para ambos”, frisou.
Atualmente são quatro escolas rurais, três nos distritos e uma na zona urbana que atende somente alunos das escolas do campo, num total de aproximadamente 1.200 alunos.
Maria Ângela também falou sobre a aula inaugural da especialização em educação do campo, que será no próximo sábado, no auditório da Escola Aracilda Cícero Correa da Costa. Foram 35 alunos inscritos. O início das aulas será em fevereiro de 2015. Serão 11 encontros durante o curso, onde as especialistas de Campo Grande ministrarão as aulas.
“Hoje nós temos uma equipe de professores qualificados, com a maioria dos professores especialistas em educação do campo e isso fortalece cada veza mais e precisamos do apoio de toda comunidade”, disse.