Veículos de Comunicação

Literatura

Escritora sul-mato-grossense lança livro 'Sala das Flores' em Três Lagoas

O lançamento nesta quinta-feira (3), das 16h às 18h.

O lançamento em Três Lagoas acontece na próxima semana, dia 3 de fevereiro, das 16h às 18h. - Divulgação/Assessoria
O lançamento em Três Lagoas acontece na próxima semana, dia 3 de fevereiro, das 16h às 18h. - Divulgação/Assessoria

Uma trama familiar que se passa, paralelamente, em 1890 e nos anos 2000. Um romance cheio de segredos e reviravoltas, amor e ódio, venturas e desventuras, acordos e traições. Assim pode ser resumida a história retratada no livro “Sala das Flores”, de autoria de Cilene Queiroz, que será lançado nesta quinta-feira (27), em Campo Grande, e no dia 3 de fevereiro, em Três Lagoas. “Esse livro exigiu uma pesquisa muito grande, foram quase dois anos pesquisando antes mesmo de começar a escrever. Me aprofundei em assuntos relacionados à Itália, à imigração italiana para o Brasil e à Segunda Guerra”, conta Cilene.

Tendo Machado de Assis como sua principal referência, e o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” como fonte de inspiração, Cilene utiliza a digressão, recurso que afasta o autor da história para refletir sobre algum assunto, e os flashbacks temporais para se deslocar pelas duas linhas do tempo paralelas que a obra apresenta, uma no século XIX e outra no século XXI. “É uma saga familiar, da dinastia do italiano Donato Pace Giuseppe, e durante o desenvolvimento da história há uma quebra cronológica. É como se fossem dois livros em um”, explica a autora, que prefere não revelar muito sobre o enredo para não comprometer a experiência dos leitores.

Bióloga, professora e pesquisadora, Cilene Queiroz encontrou na literatura um novo recomeço. Há 15 anos, um acidente vascular cerebral (AVC) limitou seus movimentos e sua locomoção, mas não sua criatividade e sua vontade de produzir. “Depois que tive o AVC não pude mais trabalhar fora, dependo muito das pessoas, mas isso não me impede de ir à luta, não. Comecei a ler mais, frequentar eventos literários, e isso foi crescendo em mim. Aí surgiu o primeiro livro, em 2010, depois o segundo e não parei mais. Foi uma redescoberta, uma nova paixão de vida”, define a escritora.

O livro “Sala das Flores”, de autoria de Cilene Queiroz, resiente em Três Lagoas, será lançado nesta quinta-feira (3), das 16h às 18h, na cafeteria Elzinha e o Garfo, avenida Capitão Olyntho Mancini, 795 – Centro. Serão seguidos os protocolos de biossegurança vigentes e o uso de máscara será obrigatório. A renda dessas vendas será 100% revertida para o projeto “Ler é Preciso”, iniciativa da própria autora que distribui livros para escolas públicas de Três Lagoas. “O projeto incentiva jovens e crianças a terem a leitura como aliada no aprendizado e no crescimento pessoal”, resume Cilene.