Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Escritoras lançam livro que valoriza a literatura de MS

Pesquisa busca também resgatar elementos históricos do Estado

-
-
Desde que o homem estuda as artes, a função da literatura tem sido bastante discutida. Para a conscientização dos leitores e melhor desenvolvimento do tema é pertinente a reafirmação da importância da literatura como instrumento de educação e formação do homem, que também  busca resgatar elementos históricos de uma sociedade geral ou regional.

Pensando nesse contexto, três escritoras de Mato Grosso do Sul elaboraram uma pesquisa e se dispuseram a estudar a literatura sul-mato-grossense, que resultou em um livro de excelente conteúdo que resgata obras e nomes de seus autores. Lançado oficialmente em Campo Grande e em  outros municípios do Estado a    ANTOLOGIA DE TEXTOS da LITERATURA  SUL- MATO- GROSSENSE,   será apresentada para Três Lagoas no dia 3 de outubro em Três Lagoas na Biblioteca Municipal Rosário Congro, às 19h30. 


“A ideia surgiu da necessidade de se  valorizar e conhecer a literatura de Mato Grosso do Sul. Quem eram esses autores? Sempre ouvíamos essas perguntas. Então dedicamos dois anos neste trabalho, uma estimulando a outra, com foco em escritores que se baseiam na ficção (poesia, contos, romances) onde se inventa historias; já que a literatura é uma reinvenção da realidade”, aponta Maria da Glória Sá Rosa, uma das escritoras do livro  em parceria com Albana Xavier Nogueira e Maria Adélia Menegazzo.


Além de cristalizar aspectos existenciais revelados pelos escritores que figuram nesta obra “A Literatura Sul-Mato-Grossense na Ótica de seus Construtores”, é imprescindível uma análise profunda de componentes que está dentro de suas produções. O livro abre caminhos para pesquisas futuras para mestrandos e doutorandos das universidades e para críticos que se dispuserem conhecer a literatura do Estado. 


As autoras ouviram 21 escritores e quatro críticos de literatura num trabalho arrojado em que registraram não apenas os aspectos mais importantes da literatura sul-mato-grossense. A pesquisa, que resultou no livro, resgatou por meio do discurso dos protagonistas da literatura estadual os detalhes, os caminhos, os sonhos, as conquistas e fracassos que marcaram a vida destes escritores.


“Partimos da pressuposição de que para se conhecer e estudar os aspectos mais relevantes da realidade de grupos e comunidades é necessário, cada vez mais, que sejam ouvidos os protagonistas desse cotidiano, os que guardam na memória, a história legítima e as experiências do dia-a-dia que os ajudam a redesenhar o perfil cultural desta região”, avalia Sá Rosa.


O livro não se constitui apenas de depoimentos, mas também de comentários feitos a eles e às obras de cada escritor.
Comentários críticos, com a letra de quem sabe encantos da arte e por isso, mostram além de um passeio pelas letras da arte literária.