Pilotos do Esquadrão Pelicano da Força Aérea Brasileira (FAB) chegaram a Três lagoas ontem para o início do treinamento de salvamento que acontecerá no rio Sucuriú. O curso, que começa nesta terça-feira e segue até o dia 4 de maio.
De acordo com o chefe de Operações do Esquadrão Pelicano, major Marcelo Tolentino, há 30 dias, as equipes iniciaram os estudos e levantamentos para a realização do treinamento. Ontem a movimentação no Aeroporto Municipal “Plínio Alarcon” já era intensa e irá abrigar o centro de coordenação de salvamento da Aeronáutica. Enquanto que, no Balneário Municipal Prefeito Miguel Tabox, será implantada a base de apoio e resgate. “No Aeroporto, funcionará nossa base de controle de tráfego. Já no Balneário, teremos um helicóptero de alerta em algum caso de emergência. Os outros dois [helicópteros] serão efetivados no treinamento”. Pela manhã de ontem, uma aeronave da FAB já estava em Três Lagoas para dar suporte. Os pilotos chegaram ao Município à tarde, trazendo o restante dos equipamentos e também os helicópteros, trazidos de Campo Grande.
O curso visa qualificar pilotos e homens de resgate para o salvamento de vítimas pelo mesmo método utilizado na Inglaterra. A escolha por Três Lagoas se deve ao volume de águas por conta da represa. “Esta não é a primeira vez que realizamos o adestramento aqui. Entre 2001 e 2002, uma turma também foi qualificada no Sucuriú”.
Mais informações em nossa edição impressa