A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou nesta quarta-feira, 8, a primeira morte no estado por Influenza A H1N1, neste ano, em Campo Grande. Outros dois óbitos já foram registrados, mas, pelo tipo Influenza H3N2/Sazonal. Em Três Lagoas nenhum caso desse tipo de gripe foi registrado até agora.
Na cidade, ano passado foram registrados 10 casos da doença, mas, apenas um foi notificado como positivo, em um homem de 39 anos, que fez o tratamento e hoje está bem. No Estado em 2014, foram 29 óbitos causados pelo vírus Influenza A, sendo 21 pelo H1N1, 7 pelo H3N2/Sazonal e 1 pelo Influenza A não subtipado.
A GRIPE
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. A maior gravidade da infecção pelo vírus influenza são as complicações como pneumonias, dificuldades respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.
ANTIVIRAL
O antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível em todo o Estado gratuitamente, e o seu uso no início dos primeiros sintomas da gripe é fundamental para impedir o agravamento dos casos. O tratamento pode ser prescrito tanto por médicos do SUS como particulares, com a dispensação, sem custos, garantido pela rede pública.
VACINA
A vacina contra a gripe protege tanto contra o H1N1 como contra o H3N2, além de também oferecer proteção contra influenza B.
COMO EVITAR
Ações simples como, higienizar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, evitar aperto de mãos, abraços e beijo social, reduzir contatos sociais desnecessários, evitar visitas a hospitais e ventilar os ambientes, podem ser feitas para diminuir o vírus da gripe.
DÚVIDAS
Muitas pessoas confundem resfriado com a gripe (influenza), porém, a diferença entre as duas. O resfriado é geralmente mais brando e pode durar de dois a quatro dias, e sintomas relacionados ao comprometimento das vias aéreas superiores, e quando há febre é de baixa intensidade.
Outros sintomas também podem estar presentes, como mal-estar, dores musculares e dor de cabeça. Assim como na gripe, o resfriado comum também pode apresentar complicações como otites, sinusites, bronquites e até mesmo quadros mais graves, dependendo do agente etiológico que está provocando a infecção.