Após o fim do estoque de vacina contra Influenza A (H1N1 e H3N2) que ainda estavam disponíveis nas unidades de saúde e que sobraram da campanha de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde informou que vacinação contra a gripe volta a ser feita apenas quando o Ministério da Saúde e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciar a "Campanha 2022".
De acordo com a pasta, é importante destacar que as doses que estavam sendo aplicadas, até então, eram do estoque que sobrou da campanha do ano passado, já que muitas pessoas deixaram de se imunizar contra a gripe devido a espera pela vacina contra o coronavírus. Porém, com o aumento de casos de Influenza, em Três Lagoas, foram feitas campanhas no intuito de atender ao público que não tomou a dose no ano anterior.
A "Campanha 2021 contra Influenza A" conseguiu imunizar, até esta sexta-feira (21), ao menos 52.920 pessoas da população em geral, sendo que desse quantitativo 23.368 são grupos prioritários, o que representa uma cobertura (para o grupo prioritário) de 78,4%, pouco abaixo da meta de 80% de imunizados.
A secretaria reforça que novas doses de vacina chegarão apenas quando o Ministério da Saúde e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciarem a Campanha Influenza A 2022, doses essas que já devem vir com modificações para proteger a população contra a recém-descoberta variante da H3N2.