Um estudante de 15 anos realizou uma transmissão ao vivo, via rede social em que se automutilava com uma lâmina de barbear. Até o momento da postagem, o vídeo teve 30 visualizações e uma curtida negativa, além de três comentários que reprovavam a ação. O adolescente que cursa o EA2 em uma escola da zona sul da cidade teria produzido as imagens por volta das 6h desta sexta-feira (11).
O conteúdo foi retirado da internet, cerca de três horas após a postagem. O caso foi denunciado ao Conselho Tutelar, por um usuário da rede social, amigo do adolescente. Uma agente de saúde também denunciou a ação. A conselheira Adriana Alves informou que o órgão vai investigar o caso, inclusive, junto à escola e encaminhar o estudante à Clínica da Criança. “Houve uma demanda crescente e alarmante destes casos em Três Lagoas”, alertou.
Segundo testemunha, esta seria a primeira vez que o adolescente teria postado vídeo, praticando automutilação. Nas imagens, é possível identificar que ele está de cueca e supostamente faz cortes superficiais em um dos braços. Não há áudio no vídeo. Logo abaixo da transmissão, é possível ler frase publicada por ele em um vídeo compartilhado no dia 7 de janeiro deste ano, em que afirma: “Saudade do meu pai da pega hein (sic)”.
A coordenadora da Clínica da Criança, Alexandra Nunes de Souza confirmou que a cidade vive uma epidemia de casos de automutilação. No ano passado, mais de 80 casos foram registrados em escolas públicas de Três Lagoas. Entretanto, a coordenadora não soube precisar os números. “Muitos jovens estão em acompanhamento aqui na clínica. E os casos estão aumentando a cada dia”, disse.
Veja reportagem.