Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Estudantes do Projeto Musicando Talentos visitam Museu de Imagem e Som

Projeto três-lagoense ?Musicando Talentos? está em fase final de conclusão de cronograma do ano letivo

O projeto três-lagoense “Musicando Talentos” está em fase final de conclusão de cronograma do ano letivo. Para cumprir as metas de atividades, 30 alunos que participam de aulas no Jupiáviajaram até Campo Grande para visitar o Museu de Imagem e Som (MIS), no último dia 13. “Esta atividade teve como objetivo mostrar aos nossos alunos a história da música de raiz de Mato Grosso do Sul, uma vez que e durante as aulas é incentivada a pratica de música do nosso Estado, assim como divulgado os nomes de compositores da nossa terra”, aponta Nilza Barrozo, coordenadora geral e idealizadora do projeto.

A turma é formada por alunos jovens e adolescentes de várias faixas etárias. “No total são 50 alunos que participam do projeto, porém somente30 deles foram à Campo Grande conhecer o museu, porque muitos não conseguiram autorização dos pais. Também temos um praticante que tem mais de 60 anos, que também nos acompanhou até a capital do Estado”, aponta. O grande propósito do curso, que teve início em março é o de incentivar o resgate da música sul-mato-grossense, não também o de não deixar de atender às solicitações dos estudantes que querem se tornar músicos.

“Deixamos claro que o foco é conhecer os músicos da terra como Helena Meireles, Délio e Delinha, Almir Sater, Ney Matogrosso, Dino Rocha, Maciel Corrêa, Zacarias Mourão e até Tostão e Guarani, ou seja, todos que deram o pontapé inicial  na formação da identidade da nossa música regional, muitos deles, ainda, na década de 70. Mas, também damos liberdade para que eles extravasarem a vontade de tocarem músicas atuais como o sertanejo universitário, que é muito admirada por eles”, diz Barrozo.
 
O projeto é dese4nvolvido na quadra poliesportiva do Bairro Jupiá econta com o apoio de um professor de violão (Misael da dupla Rafael de Selvíria), mais dois auxiliares e uma coordenadora pedagógica. 

A ideia inicial era a de mostrar aos estudantes as raízes da música do Estado, entretanto, ao chegarem ao Museu de Imagem e Som, eles conheceram outros artistas ligados a outras expressões. “Assim que eles viram as fotos antigas de vários artistas, acabaram por se interessar  também pelos fotógrafos.O trabalho do Roberto Higa, fotógrafo sul-mato-grossense, foi bastante comentado entre eles, assim como mostraram interesse pela arte de atrizes consagradas de mato Grosso do Sul, como a Glauce Rocha e Aracy Balabaniam”. Destacou Nilza Barroso

Esta foi a primeira edição do projeto e para 2014 já está garantido o “Musicando Talento II”cuja atividades foram aprovadas pelo Ministério da Cultura, nos termos do artigo 18 da lei federal que concede incentivos permitindo a dedução de 100% do tributo à ser recolhido.O projeto é uma iniciativa cultural, realizada pela Casa da Cultura de Três Lagoas e patrocinada pela Fibria, que disponibiliza aulas de violão, assim como todos os insumos necessários ao aprendizado da música com total gratuidade para os beneficiados.