Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Estudantes visitam Grupo RCN de Comunicação

Passeios extraclasse é somatória ao conteúdo trabalhado em sala de aula

-
-

Cerca de 30 alunos, do 3º ano do ensino fundamental – 1º Ciclo, da escola municipal Elson Lot Rigo, visitaram o Grupo RCN de Comunicação, na tarde de ontem. No local, acompanhados pela coordenadora de programação, Alda Scott, conheceram as rádios Cultura FM 106,5 e Band FM 93,3, TV Concórdia – Canal 13 e Jornal do Povo. 

Na redação do Jornal do Povo as crianças foram recepcionadas pelo coordenador de jornalismo, Edmir Conceição. Ele fez um breve histórico sobre a fundação do veículo, em 1949 até os dias atuais. Também explicou todo o processo do trabalho dos repórteres desde a apuração dos fatos até a elaboração final da notícia. Além de explanar sobre o trabalho dos diagramadores que têm a função de montar as páginas do jornal, encaixar fotos, etc.


A aluna Rafaela Barbosa, 9, gostou da visita. Ela contou a equipe de reportagem que nunca tinha visitado o Grupo RCN de Comunicação. “Foi legal ver o locutor falando ao vivo na rádio”. Quanto ao jornal impresso a estudante frisou que o trabalho da diagramação foi o que mais chamou a atenção dela. 


Seu amiguinho de sala Pablo Nunes da Silva, 8, também apreciou a visita. Para ele, este passeio foi positivo porque ele pode comprovar de perto toda a explicação da professora em sala de aula sobre o jornal impresso.


De acordo com a professora Andressa Florcena, passeios extraclasse são uma somatória ao conteúdo trabalhado em sala. “A visita auxilia na memorização das explicações orais, e das pesquisas na biblioteca”, disse.


Na próxima semana, conforme Andressa, a turma terá a missão de escrever uma redação sobre a visita. “A leitura, a visita, são itens enriquecedores para os estudantes terem bagagem para escrever um bom texto”. Frisou. 


PROJETO
Conforme Andressa, a visita ao Grupo RCN de Comunicação é uma das etapas do projeto de leitura “Jornal na Escola”, desenvolvido por ela (de maio a julho/2013) junto a seus alunos. Anterior ao passeio, ela trabalhou o jornal impresso em sala de aula com exploração da capa, manchete, entretenimento, charge, propaganda, entre outras. 


A educadora também montou na sala de aula o “Cantinho da Leitura”, onde diariamente coloca a edição do Jornal do Povo. Faz parte da rotina da professora explorar a capa do jornal para os alunos. Após, este trabalho, as crianças escolhem uma notícia para ser lida pela professora. “O interessante deste trabalho é que eles estão tomando gosto pelo veículo. Alguns gostam da página de esportes, outros das charges etc”, contou satisfeita. 


Segundo a professora, a ideia do projeto ela trouxe da Universidade Estadual Paulista (Unesp)  de Presidente Prudente/SP, onde faz mestrado em Educação. A profissional conta que as escolas daquele município exploram muito o jornal em sala de aula. “Assim, resolvi colocar a proposta em prática aqui em Três Lagoas. E estou contente com o resultado”, concluiu.