Embora ainda não tenha sido concluído o estudo de viabilidade técnico- econômica e ambiental, está confirmado que é viável a construção do anel rodoviário em Três Lagoas para desviar o tráfego intenso de carretas e caminhões da BR-262 no perímetro urbano, ou seja, da avenida Ranulpho Marques Leal.
O estudo de viabilidade técnico- econômica e ambiental do contorno rodoviário de Três Lagoas iniciado em dezembro do ano passado deverá estar concluído em abril. Pelos levantamentos já realizados, segundo o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, Milton da Rocha Marinho, a empresa confirma que é necessário a construção do anel rodoviário.
Para Marinho, o estudo precisa ser todo concluído e documentado para que o Dnit possa autorizar a elaboração do projeto executivo e posterior licitação da obra. Na próxima semana, inclusive, a equipe da Incorp Engenharia, empresa do Rio Grande do Sul, contratada para realizar o estudo, estará abordando motoristas nas rodovias de acesso a cidade, perguntando sobre o destino de suas viagens.
Em relação ao novo traçado rodoviário, o engenheiro disse que está praticamente definido por onde vai passar o anel rodoviário, que começará no acesso da ponte rodoviária, passando pelas proximidades da Cargill, onde um viaduto será construído sobre a linha férrea nas imediações do núcleo populacional de Jupiá. Depois passará pela fazenda São João, entre outras propriedades rurais, até chegar na BR-262, pouco depois da Fazenda Rodeio, onde fará o contorno, até chegar na BR-158, no quilômetro 254.
A empresa que está realizando este estudo, segundo Marinho, é especializada neste tipo de levantamento. Desde o período em que a equipe iniciou o levantamento, segundo o engenheiro do Dnit, acidentes foram registrados na Ranulplho Marques Leal, fato que corrobora a necessidade de implantação do anel rodoviário.
Esse novo traçado rodoviário, irá interligar a BR-262 até a BR-158, sem a necessidade dos veículos trafegarem pelas avenidas Clodoaldo Garcia ou Ranulpho Marques Leal, evitando, inclusive o tráfego de veículos pesados pelas vias do perímetro urbano de Três Lagoas.