A ex-jogadora de basquete e três-lagoense, Ruth Roberta de Souza, é a nova técnica da equipe de basquete feminino do estado de Mato Grosso do Sul. O convite foi feito em Ponta Porã, no último sábado, 6, pelo presidente da Federação Sul Mato-Grossense de Basquete FBMS), Eduardo Marques de Souza Costa. Na ocasião, a ex-atleta ficou muito surpresa, mas não hesitou em recusar o convite.
Agora técnica, Ruth tem nos próximos dias uma agenda bastante cheia. Já entre os dias 26,27 e 28 de junho deverá treinar as 20 primeiras atletas selecionadas. Posteriormente, Ruth selecionará 10 garotas para compor a equipe que vai disputar em agosto o Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino. Destas 20 atletas, cinco são da cidade de Três Lagoas e para Ruth, todas têm grande potencial de se integrar ao time.
O Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino iniciará no dia 8 de agosto em Curitiba (PR), data que será a estreia da equipe sul mato-grossense. O time está na primeira divisão do campeonato e vai lutar para se manter, assegura Ruth.
A ex-atleta vestiu a camisa da seleção brasileira por dez anos, de1991 a 2001, mas por uma ironia, como ela mesma costuma brincar, nunca jogou pelo estado de Mato Grosso do Sul e nem por Três Lagoas. Ruth Roberta começou sua carreira em julho de 1983, em jogos escolares de Três Lagoas, mas nunca jogou representando a cidade. Ao ser questionada sobre o “peso” da nova camisa, Ruth revela que enquanto jogadora, o dever de honrar a camisa é cobrado o tempo todo pela torcida. Agora como técnica, a responsabilidade aumentou. “O peso da camisa é grande, mas isso não pode atrapalhar o desempenho da equipe e é isso que vou demonstrar para as jogadoras e para os torcedores”, pontua.