Candidatos da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), Campus de II Três Lagoas, prestaram a primeira fase do XII Exame de Ordem Unificado, prova objetiva, no último domingo, 15. O grau de dificuldade da prova dividiu a opinião dos futuros advogados, que buscam o registro profissional nos quadros da OAB/MS.
“Essa prova de domingo estava mais difícil que a do primeiro semestre de 2012, pois foram aplicadas questões mais específicas, mas, eu acreditava que a prova seria, ainda, mais difícil do que realmente foi”, comentou o candidato Renato Ivo Valer, 21 anos, que pela primeira vez prestou o Exame da Ordem.
Renato acertou 50 das 80 questões aplicadas e, percebeu que colegas da sala em que estudou também acharam a prova mais complicada que a do ano passado.
Sobre a nova regra denominada de “repescagem”, que permite que o candidato reprovado na segunda fase – exame de prática-forense aproveite a aprovação da primeira fase no exame seguinte ao que não foi aprovado, Renata, disse que esta inovação é correta. “O interessante é que apessoa que não foi aprovada em umas das fases, não será obrigada a refazer a fase de exame que foi aprovada, tendo apenas que obter nota de aprovação na fase em que foi reprovada”, avaliou.
Já o candidato Jacyara Cortez de Lucena Primeiro, 24 anos, que pela primeira vez também enfrenta o exame da OAB, percebeu que entre 10 e 15% das questões havia dificuldade de interpretação no que era exigido.
“Pareciamquestões de pegadinha, mas aproximadamente 70% da prova deupara responder sem grandes dificuldades. Quem estudou, conseguiu assimilar bem a avaliação. Na verdade achei a prova desta primeira fase dentro dos padrões das provas da OAB”, comentou Jacyara.
Ambos os candidatos que prestaram o exame pela primeira vez, puderam opinar quanto ao grau de dificuldade entre um ano e outro por terem tido acesso, por meio de amigos, ao caderno de questões de 2012, e assim terem feito a análise ao responderem as questões em casa.
No Mato Grosso do Sul, além de Três Lagoas, os candidatos também fizeram o Exame da Ordem nos municípios de Campo Grande, Dourados e Corumbá.
Conforme a advogada e conselheira da OAB de Três Lagoas, Daliane Magali ZancoBressan, em Três Lagoas 245 candidatos fizeram a primeira fase do Exame da Ordem, aplicado no Senai, para candidatos divididos em oito salas. “Houve apenas duas ou três desistências na prova.
Obtivemos um saldo positivo”, comemorou a advogada.
Aqueles que foram aprovados na primeira fase estarão aptos para a prova prático-profissional agendada para o dia 9 de fevereiro de 2014.
Foto Exame OAB 1:Renato Valer achou a prova da primeira fase deste ano mais difícil que a do ano passado, embora esperasse um grau de dificuldade maior
Foto Exame OAB 2:O candidato Jacyara Cortez percebeu que de 10 a 15% das questões houve dificuldade de interpretação para a resposta exigida