Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Exército Brasileiro recebe 74 novos recrutas

O serviço militar obrigatório tem prazo de um ano podendo ser prorrogado por tempo indeterminado

Grupo incorporado ao serviço militar obrigatório foi selecionado entre os mais de 1,1 mil que se alistaram -
Grupo incorporado ao serviço militar obrigatório foi selecionado entre os mais de 1,1 mil que se alistaram -

O quartel da 2ª Companhia (2ªCia) de Infantaria do Exército Brasileiro realizou, na manhã de ontem (2), a cerimônia de incorporação de 74 recrutas que irão prestar o serviço militar obrigatório, por um ano, em Três Lagoas.
Esta mesma cerimônia de incorporação ao serviço militar foi realizada em todos os quartéis do Exercito do Brasil.
Prestigiaram a cerimônia, presidida pelo comandante da 2ª Cia de Infantaria, major Cláudio Eduardo Bouças, a vice-prefeita Márcia Maria Moura de Paula, acompanhada dos secretários municipais, Luiz Akira (Agronegócios e Pecuária) e Maria Lúcia Firmino (Assistência Social). Estavam também presentes, além dos familiares dos novos recrutas, os representantes dos comandos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e Polícia Militar Rodoviária.
Os novos recrutas, perfilados em trajes civis em frente ao quartel, entraram marchando para, logo em seguida receber e vestir a farda de recruta do Exército e participar da solenidade de incorporação.
O serviço militar obrigatório tem prazo de um ano podendo ser prorrogado por tempo indeterminado. Durante a prestação do serviço militar, o recruta recebe ajuda de custo de um salário mínimo, alimentação e assistência médica e odontológica gratuitas.
Após um ano, “eles poderão ser incorporados voluntariamente como soldados do Exército”, explicou o major Eduardo. “A incorporação leva em conta uma série de critérios de avaliação”, disse.
“A admissão voluntária, quando o recruta passa a ser soldado e poderá trilhar a carreira militar, depende de vários fatores. Além da avaliação do desempenho do candidato durante o tempo de serviço militar obrigatório, existe ainda o fator do número de vagas disponíveis, determinado pelo comando do Exército”, comentou.
Na cerimônia, foi lida a mensagem do comandante do Exército Brasileiro, general Enzo Martins Peri, desejando as boasvindas aos novos recrutas e o significado da prestação do serviço militar obrigatório, como “exercício pleno da prática de cidadania”.
Quanto à nova turma de recrutas, previamente selecionados entre os compareceram à Junta Militar para o alistamento obrigatório, o major Eduardo teceu o seguinte comentário: “Devido ao número reduzido de vagas, tivemos oportunidade de realizar uma pré-seleção mais rigorosa e com mais calma. Por isso, acredito que teremos uma boa turma de recrutas, que são o nosso efetivo variável deste ano”, avaliou.