Os números apresentados nesta semana pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), apontam que as exportações do agronegócio no país superaram as expectativas no mês de agosto. Os valores chegam a mais de 14 bilhões de dólares, puxadas, principalmente pelas vendas do milho e da carne bovina "in natura".
No Mato Grosso do Sul, municípios como Maracaju, considerado o maior produtor de grãos do estado, também contribui para essas exportações. Na safra 2020/2021, segundo o projeto SIGA/MS, o milho representou uma produtividade de 55 sc/ha, em uma área de mais de 275 mil hectares e uma produção de mais de mais de 914 mil toneladas.
Dados da Aprosoja/MS ainda mostram que o mês de agosto, movimentou mais de U$$ 217 milhões em exportação de soja e milho em Mato Grosso do Sul. Foram 132 mil toneladas, equivalentes a U$$ 80 milhões de soja; e 484 mil toneladas, que representam U$$ 136 milhões de milho.
A exportação de milho foi muito superior ao mesmo período do ano passado, que exportou somente 11,6 mil toneladas do grão. Os destinos foram o Irã, com 43%; Japão, com 22%; Coreia do Sul, com 12%; Portugal, 7%; Bangladesh, 6% e Egito, 6%.