Os alunos do curso de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda – das Faculdades Integradas AEMS, realizaram uma exposição sobre a Evolução dos Meios de Comunicação. O evento aconteceu no pátio principal da instituição.
Além de um cartaz que explicava os períodos de evolução das mídias, segundo a teoria de Herbert Marshall McLuhan, os alunos apresentaram objetos – novos e antigos – que representavam a evolução dos meios de comunicação de massa.
A aluna do curso de jornalismo, Augusta Rufino, trabalhou na organização do evento. Ela explicou sobre o conteúdo da exposição. “Segundo McLuhan, ‘o meio é a mensagem’, então, nós preparamos essa exposição utilizando meios de comunicação – telefone, televisão, rádio, máquina de escrever. Esses por sua vez são/foram transmissores de mensagens, e transformaram a sociedade e se transformaram também, nesse processo de evolução da comunicação. Assim, de forma lúdica, nós transmitimos ao público que acompanhou a exposição, um pouco sobre a evolução da comunicação, tanto de forma teórica quanto visual”.
Um dos visitantes da exposição foi Caio Henrique Gononi, acadêmico do curso de engenharia civil. Segundo ele, os objetos além de interessantes, o fizeram lembrar-se de quando era mais novo, já que possuiu alguns desses equipamentos. “Serviu para mostrar a evolução dos meios de comunicação mesmo. Vimos tanto equipamentos antigos, quanto equipamentos modernos. A evolução da tecnologia”, disse.
Para o professor responsável pela disciplina e também coordenador do curso de Jornalismo, Rafael Furlan Lo Giudice, “muitas pessoas compareceram para ver a exposição. É uma forma prática dos alunos aprenderem os conceitos de tribalização, retribalização e destribalização, trabalhados por McLuhan”, ressalta.
O aluno de jornalismo, Matheus Luzi, fez uma poesia retratando os detalhes da exposição. Abaixo você confere os versos feitos pelo aluno.
Exposição em perfeição
As coisas evoluíram
O mundo mudou
A observação das entre linhas comoveu
O corpo acadêmico
O corpo acadêmico comoveu os demais.
A luz que brilha é o som
Do vinil que canta
Os cantores poetas.
Veio então o sucesso
Da boa moça
E do bom rapaz.
O instante passou, mas
A evolução vai continuar
Mudar e melhorar
Nunca foi demais.
Para saber mais sobre o curso de jornalismo da AEMS, entre em contato pelo e-mail [email protected]. Para informações do curso de Publicidade e Propaganda, o e-mail é [email protected]r .