Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Falta de água fecha escola e gera reclamação dos moradores

Gerente da Sanesul reconhece problema e diz que a falta de chuvas é uma das principais causas do problema

-
-

Moradores de alguns bairros de Três Lagoastêm reclamado frequentemente da falta de água que ocorre em vários pontos da cidade e nos mais diferentes horários. 

Na manhã de ontem, a equipe de reportagem do JP visitou alguns bairros da cidade, entre eles a Vila Piloto, Jardim das Acácias e Santa Terezinha. Em todos estes locais, a reclamação é a mesma, falta água durante vários períodos do dia. Carlos Alberto Prestes é agricultor no bairro Cinturão Verde e diz que sua mãe, que mora no Santo Dumont, reclama da falta de água. “Ela já ficou sem água alguns dias, reclamou bastante e nada foi feito. Sempre que os netos vão para lá, tem que ficar pegando água com os vizinhos porque a caixa d´água dela é muito pequena. É um sofrimento”, relatou o agricultor. 
 
A comerciante Alzenir Tonino Silva, diz que não aguenta mais a falta de água no bairro que vive. “Na última terça-feira tive que deixar a lanchonete fechada, não tive como abrir sem ter água nas torneiras. Como vou larvar um prato ou liberar os banheiros para os clientes usarem?”, indaga Alzenir. O pedreiro, João Pereira Toledo mora no bairro Santa Terezinha e diz que já procurou a Sanesul, mas que o problema persiste. “Várias pessoas da rua já pediram ajuda, mas nada foi feito. Aqui no bairro tem uma grande caixa d´água antiga que está sem uso, acho que deveriam fazer alguma coisa para reativa-la e, assim, resolver o nosso problema da água”, disse o pedreiro. 
 
Na manhã de ontem a falta de água em diversos bairros da cidade também foi destaque no programa RCN Notícias da rádio Cultura FM. Durante entrevista ao vivo, o Gerente Regional daSanesul em Três Lagoas, Álvaro Ricardo Calábria de Araújo, reconheceu a existência do problema em alguns pontos da cidade, e disse que a estiagem é a grande culpada. “Nos últimos meses choveu pouco e os reservatórios estão em um nível baixo, isso fez com que o abastecimento em alguns locais fosse prejudicado. Outro fato que também gerou a falta de água é o crescimento no número de consumidores, tem mais gente usando a água, mas os reservatórios ainda são os mesmos”, afirmou o gerente. 
 
AULAS SUSPENSAS
Por conta da falta de água na Vila Piloto, a escola Maria de Lourdes Lopes teve de suspender as aulas. Segundo o diretor Celso da Silva Maioli, esta não foi à primeira vez. “Não temos como funcionar sem água, já tivemos que fechar outras vezes e ontem não foi diferente, já aconteceu de faltar água e nós pegarmos caminhão pipa para encher as caixas, mas ontem não tivemos o que fazer, o jeito foi cancelar as aulas”, destacou o diretor. A creche Jaci Cambuí que funciona no bairro, também foi fechada por falta de água.
 
Sobre a falta de água na Vila Piloto, o gerente Álvaro Ricardo disse que a Sanesul, adquiriu um novo equipamento que será usado para bombear a água para os locais que necessitam. “Com essa nova maquina acredito que grande parte dos bairros terãoo problema resolvido, a chuva dos últimos dias também esta ajudando a fazer os níveis dos reservatórios subirem”, finalizou o gerente. 
 
Enquanto o problema não é resolvido, cabe aos moradores estocarem água da maneira que podem, já que nunca se sabe quando o fornecimento irá se normalizar.