Com certa frequência, Três Lagoas tem registrado incêndio em veículos. De acordo com o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM), nos primeiros sete meses deste ano, 10 ocorrências nesse sentido foram atendidas pela corporação. Já em 2021, foram registrados 19 casos.
De acordo os especialistas, a falta de manutenção pode ocasionar nesses acidentes que acabam destruindo os veículos.É o que aponta o proprietário de uma oficina mecânica na cidade. Ele afirmou que revisões preventivas podem mitigar os riscos desses incêndios acontecerem.
“Os principais motivos desses acidentes são: vazamento de combustíveis e pane elétrica. Outro fator que também pode ocasionar o incêndio é a utilização de uma peça não homologada para seu veículo. Portanto, para prevenção o ideal é fazer a manutenção dos automóveis a cada 10 mil quilômetros, evitar utilizar combustíveis adulterados, pois eles podem desgastar as mangueiras de alimentação do motor e acabar ocasionando em vazamentos”, explicou.
Um desses casos aconteceu na última terça-feira (2), em um posto de combustíveis no bairro Santa Terezinha. De acordo com as testemunhas, o caso aconteceu logo após o abastecimento. Quando o motorista deu partida para sair do estabelecimento, as chamas começaram. Um susto, pois ele estava próximo da bomba de gasolina. Os frentistas usarem três extintores para conter as chamas.
Nesse tipo de caso, o comandante do 5º GBM, Fábio Mera, aconselha que o proprietário sempre acione os Bombeiros e nunca tente medidas extremas para sanar o fogo.
“Não se deve abrir o capô de qualquer forma, pois isso pode ocasionar em uma explosão do automóvel. O vapor ocasionado pelos combustíveis, é um risco enorme para que esse tipo de acidente ocorra. Portanto, o prejuízo pode além do financeiro para o dono do veículo”, concluiu.