Veículos de Comunicação

Educação

Falta de médicos em cidades do interior é um desafio para a saúde

Coordenador do curso de Medicina da Uniderp avaliou a oferta de profissionais no mercado de trabalho

Dr. Alexandre Cury, coordenador do curso de Medicina da Uniderp - Edu Suede - CBN/CG
Dr. Alexandre Cury, coordenador do curso de Medicina da Uniderp - Edu Suede - CBN/CG

O Jornal CBN Campo Grande recebeu nesta segunda-feira (4) o coordenador do curso de Medicina da Uniderp, que está com inscrições abertas para o vestibular on-line. Será o último nesta modalidade implantada durante a pandemia da Covid-19.

O médico Alexandre Cury falou sobre a qualidade do ensino para a formação de novos médicos no país e também sobre a oferta de profissionais no mercado de trabalho. Para ele, a desigualdade na distribuição de vagas se deve, principalmente, ao fato de que médicos recém formados optam por permanecer nos grandes centros onde há maior oferta de cursos para residentes.

O coordenador destacou que, em Mato Grosso do Sul, a universidade faz convênios com municípios para estágio regional, sendo um meio de atração para os futuros profissionais. "Esses meus alunos vão ao interior do estado, naquele município, e vão ficar até 8 semanas acompanhando. Então, já é um meio, uma tentativa de mostrar a importância do nosso estado e do nosso interior para esses médicos", ressaltou Cury.

De acordo com a Associação Médica Brasileira (AMB), o País tem 570 mil médicos, e a maior demanda por esses profissionais tem sido para atuar em municípios do interior, onde sobram vagas no mercado de trabalho.

Clique abaixo e assista a entrevista na íntegra.